Imagens feitas pelo NSC Total mostram pontos de ferrugem e buracos se formando na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A estrutura foi reinaugurada há menos de quatro anos e os sinais aparecem, principalmente, na parte de baixo das laterais. Na próxima semana, o Ministério Público de Santa Catarina (mpsc) deve apresentar um termo de ajustamento de conduta ao governo do Estado com prazo de início e término para realização de ajustes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O documento do MP é um compromisso entre os órgãos, sob pena de multa, para que obras de revitalização e segurança sejam feitas no local. Caso o governo de SC não aceite o prazo proposto, conforme explica o promotor Daniel Paladino, o MP entra com ação judicial para que a situação seja resolvida.

A manutenção do símbolo do cartão postal da Capital catarinense é de responsabilidade da Secretaria do Estado da Infraestrutura, que afirmou ao g1 SC já ter identificado os problemas. Segundo a pasta, as equipes de manutenção trabalham diariamente na ponte em “busca de melhoria e segurança”. Mesmo assim, os sinais de ferrugem já aparecem, assim como buracos no vão central, onde ocorre o trânsito de veículo, que estão com sinalização.

— Talvez as pessoas não consigam dimensionar pelo tamanho da ponte, mas nós estamos fazendo manutenção. Temos um contrato onde a equipe está tratando de dar melhoria e mais segurança a essa ponte tão querida, tão usada por todos nós — afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

Continua depois da publicidade

A reportagem do NSC Total entrou em contato novamente com a secretaria para saber se há previsão de obras no local, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Problemas com a iluminação

A falta de iluminação na Ponte Hercílio Luz é um dos problemas de segurança que preocupa o MP. No começo deste ano, metade da estrutura ficou sem luz por meses por conta de um furto de fios no local. Desde então, o governo do Estado se comprometeu em instalar câmeras de segurança, o que deve acontecer nos próximos dias, conforme a secretaria.

Leia também

Falta de calçadas acessíveis deixa pessoas com deficiência em risco em Florianópolis

Mais de 70% das rodovias estaduais de SC estão em condições regular ou péssima

Ponte Hercílio Luz toma primeiro “banho” antes de completar 96 anos