A região da Serra catarinense voltou a registrar geada nesta quinta-feira (14), pelo segundo dia consecutivo e em pleno novembro. Em São Joaquim, pastos ficaram branquinhos e o termômetro marcou 2,9ºC. Na vizinha Bom Jardim da Serra, a mínima foi de 2,8ºC, conforme estação meteorológica da Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As temperaturas desta quinta foram ligeiramente maiores que as de quarta, quando em Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, os termômetros ficaram próximos a 0°C por volta das 6h. Em São Joaquim, a temperatura mínima foi de 1,97°C. No entanto, em pontos específicos, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou mínima negativa de -0,3°C. Já em Urupema, a mínima registrada pela estação do Parque de Exposição foi de 0,54°C.
Apesar de faltar menos de dois meses para o verão, esses episódios típicos de inverno são comuns na primavera. Na previsão trimestral, meteorologistas já tinham alertado sobre a possibilidade de ocorrer casos isolados de frio, com temperatura próxima e abaixo de 0°C, além da formação de geada nas áreas mais altas da Serra.
O amanhecer foi de temperatura baixa, mas ao longo do dia ela estará em elevação em todo o Estado, com máximas de 22ºC a 26°C. Uma massa de ar seco deve deixar o tempo firme até o fim da semana.
Continua depois da publicidade
Veja fotos desta quinta
Leia mais
Polícia encontra bombas em casa alugada por autor de explosões em Brasília