Um dia depois dos atos golpistas de bolsonaristas radicais em Brasília, Santa Catarina teve manifestações a favor da democracia nesta segunda-feira (9). Pessoas foram às ruas em Joinville, no Norte do Estado, em Chapecó, no Oeste, e em Florianópolis. Na capital, o grupo se reuniu no centro da cidade por volta das 18h.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Os atos pela democracia são uma resposta à invasão ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, ocorrida no domingo (8). Golpistas e criminosos depredaram os prédios públicos e atentaram contra as instituições brasileiras.
As manifestações pacíficas pelo Estado mobilizaram membros de movimentos sociais, filiados políticos, professores e estudantes, além de apoiadores do presidente Lula (PT).
Chapecó

Na região Oeste, a manifestação se concentra na Praça Central em frente à Catedral Santo Antônio, em Chapecó. O ato é organizado pela Frente Brasil Popular.
Continua depois da publicidade
Joinville

Na maior cidade do Estado, o ato ocorre na Praça Nereu Ramos. Os manifestantes pedem que não haja anistia aos responsáveis pelos ataques criminosos contra as sedes dos três poderes em Brasília, e que os golpistas sejam punidos pela Justiça. Participantes do ato também exibiam cartazes pedindo paz e democracia.
Florianópolis

No ato na capital, a manifestação se deslocou pelo centro da cidade. Participantes se concentraram no Largo da Alfândega e passaram pelas principais avenidas da região. Durante a passeata, manifestantes pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia também
Equipes de reportagem são agredidas e ameaçadas por bolsonaristas radicais em Florianópolis
Biden conversa com Lula um dia após ataques de bolsonaristas em Brasília