São João Batista é uma das cidades catarinenses mais afetadas pelas chuvas que não dão trégua desde a madrugada de sábado (18) no Estado. De acordo com a prefeitura, o nível do rio que corta a cidade chegou a 6,86 metros e a cidade vive em situação de enchente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme o balanço do governo municipal da tarde deste domingo (19), a Defesa Civil atendeu a 61 chamados para ocorrências relacionadas às chuvas e 56 pessoas precisaram sair de casa. Dessas, 16 estão em abrigos e 40 alojadas na casa de familiares. Além disso, 14 ruas do município estão alagadas.
Carro de empresa de internet é levado pela correnteza e funcionário desaparece em rio de SC
Esta é a terceira enchente que atinge São João Batista em um ano e meio. Segundo a prefeitura, em dezembro de 2022 a cidade viveu a maior enchente da história, quando o rio chegou a 9,18m. Em novembro do ano seguinte, a situação ocorreu novamente, e o nível do rio chegou a 8,04m.
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, São João Batista está entre as cidades de SC que registram, em dois dias, um volume de chuva maior que o esperado para todo mês de maio. O acumulado é de 148.4 milímetros nas últimas 72h.
Veja fotos de São João Batista
SC tem oito cidades em situação de emergência
Em dois dias, algumas cidades de Santa Catarina registraram mais chuva do que o esperado para todo o mês de maio. Com acumulados acima dos 200 milímetros de água nas últimas 48 horas em algumas cidades, o Estado teve como municípios com os maiores volumes de precipitação registrados Vidal Ramos, Rio do Sul, Lontras, Botuverá e Taió.
Todas essas cidades, inclusive, estão com os níveis dos rios em situação emergencial. Por conta das ocorrências de alagamentos, conforme boletim da Defesa Civil estadual divulgado ao meio-dia deste domingo, há um total de 274 desalojados e 614 desabrigados em todo Estado.
Continua depois da publicidade
Há afetados em Rio do Sul (467); Presidente Getúlio (79); São João Batista (56); Lontras (41); Pouso Redondo (36); Taió (35); Agronômica (27); e Blumenau (17).
No total, pelo menos 20 cidades são atingidas pelas chuvas desde a noite de sexta-feira (17). Dessas, de acordo com a Defesa Civil estadual, oito decretaram situação de emergência. São elas: Passos de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.
Leia também
Em SC, 20 cidades são atingidas por chuva intensa e Rio do Sul decreta emergência
BR-470 está interditada em Ibirama, após queda de barreira; veja restrições de rodovias em SC
Rio do Sul tem dia mais chuvoso dos últimos oito anos e enchente invade casas