Com mais de 261 mil tainhas pescadas até a última segunda-feira (10), a safra da tainha de 2024 já ultrapassou os números de 2023 e 2022 em Florianópolis. No ano passado, foram capturados 257 mil peixes e, no ano anterior, 145 mil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A marca foi alcançada depois de 40 dias de safra, de acordo com a última atualização do tainhômetro, elaborado pela prefeitura. A pesca da tainha segue até o dia 31 de julho em todo o Estado.
Grandes lanços vêm sendo registrados nos últimos dias, em várias praias da Capital. No sábado (8), um lanço pescou 22 mil tainhas na Prainha da Barra da Lagoa, batendo o recorde da temporada na Capital. Na manhã desta terça-feira (11), cerca de 20 mil animais foram capturados na praia dos Ingleses.
Mesmo com veranico, especialista explica fartura de tainhas em Florianópolis nos últimos dias
Continua depois da publicidade
Segundo Caio Cesar França Magnotti, doutor em Aquicultura e integrante do Laboratório de Piscicultura Marinha (Lapmar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os bons lanços resultam de uma combinação entre maré alta e ventos sentido Norte e Nordeste.
— Aqui na nossa região, em Florianópolis, os peixes vêm do Sul, no sentido da maré e dos ventos. Com temperaturas mais altas, a gente teve predominância dos ventos Norte e Nordeste. Então todos os peixes que estavam em mar aberto, mais longe da costa, acabam sendo empurrados em sentido às praias — explica ele.
Confira fotos da pesca da tainha em Florianópolis
Leia também
Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC
Como a caça às baleias mudou SC e quase levou espécie à extinção
Usando drones e redes sociais, pescadores de SC levam a safra da tainha a um novo público