Tem quem viaje quase 100 quilômetros para viver a experiência de vestir uma fantasia e mergulhar no mundo da cultura pop e geek. Outros chegam ao Blumenau Comic’s Experience de patinete, prontos para aproveitar ao máximo cada atração do evento. Independente de onde eles tenham vindo, neste sábado (27) os visitantes esbanjaram criatividade enquanto transformavam o Parque Vila Germânica em um universo paralelo e mágico — tanto para crianças como para adultos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Ali, personagens conhecidos da ficção ganharam vida por um dia. Os cosplayers se tornaram estrelas e eram parados com frequência pelo público para fotos. Uma dessas pessoas por trás de uma roupa icônica era a jovem Maria Eduarda Castanho de Melo, de 23 anos. Vestida de “Grinch”, a garota atraía olhares de todos os cantos e encantava diferentes gerações.
Quem a via de longe, nem imaginava que essa era a estreia dela em um evento de cosplay. E a escolha do personagem não poderia ter sido melhor — ainda que estivesse derretendo de calor dentro da fantasia de pelos verdes e roupa de Natal. Nas palavras de Maria Eduarda, a reação e o carinho das pessoas fazia a situação valer à pena.
Segurança encontra youtuber que tirou filha da depressão e vai às lágrimas em Blumenau; VÍDEO
Continua depois da publicidade
— As pessoas gostam e é uma fantasia boa porque não é nada ligada a jogos. É nostálgico. Traz a infância das pessoas de volta — diz.

Outra que não dispensou elogios enquanto caminhava pelo setor 1 da Vila Germânica foi Michele Fontana, de 46 anos. Com uma caracterização impecável de “A Noiva Cadáver”, ela contou que já havia frequentado evento semelhante em São Paulo, mas este estava sendo ainda mais especial, já que acontecia na cidade onde mora e, justamente, no fim de semana do aniversário dela.
— Amo histórias em quadrinhos, mas amo principalmente o lado sombrio desse universo. Sempre gostei de filmes de terror e acho tudo isso maravilhoso — revela, justificando a escolha da personagem.
A poucos metros de onde Michele estava, um menino vestido de Sonic brincava com o Homem-Aranha e o seguia para todos os lados. Os dois são avô e neto. A roupa do pequeno Bento, de apenas 5 anos, tinha sido feita, inclusive, pelos avós, conforme contou o pai do garoto, que também os acompanhava no evento.
Continua depois da publicidade

Segundo Diego Engelhardt, pai da criança, a família inteira é fissurada por personagens de filmes, então o BCX 2024 era uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. Os três moram tão perto do Parque Vila Germânica que decidiram ir ao local de patinete.
— Viemos prestigiar porque é um evento que a gente só ouve acontecer em São Paulo. E o Bento adora os super-heróis da Marvel, DC e o próprio Sonic — diz enquanto observa o filho imitar a corrida característica do personagem pelo pavilhão.
Veja fotos de algumas das fantasias no BCX 2024
Sucesso de público
Esta é a primeira vez que o BCX ocorre no Parque Vila Germânica, em Blumenau. No ano passado, o evento estreou no Teatro Carlos Gomes e recebeu aproximadamente 4 mil visitantes. Para 2024, porém, a expectativa da organização é que o número dobre e 8 mil pessoas passem pelo espaço até as 20h deste domingo (28), quando termina a programação.
Continua depois da publicidade
Entre as principais atrações de sábado estavam os dubladores Melissa Garcia — de Dragon Ball Z e Irmão do Jorel — Carlos Alberto, que interpreta, em português, o Homer, de “Simpsons”, e o criador de conteúdo Luba.
O domingo ainda conta com a participação de Manolo Rey — que dá voz a Tobey Maguire, em Homem-Aranha — e Cláudio Galvan — dublador oficial do Pato Donald, além de concursos de k-pop e “melhor cosplay”.
Confira a programação completa aqui.
Leia também
Fãs da cultura geek e pop “invadem” Blumenau e mudam a cara da Vila Germânica; FOTOS
Dublador do Homer Simpson faz visita inédita a Blumenau no BCX: “Quero morar aqui”