Nome da cidade faz menção ao encontro da água do mar com a lagoa (Foto: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
A história de Laguna, terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, começou a ser escrita no dia 29 de julho de 1676. Essa data, segundo relatos históricos, marca a chegada do bandeirante Domingos de Brito Peixoto.
Por ser devoto ao Santo Antônio, o explorador batizou o lugar encontrado como Santo Antônio dos Anjos de Laguna. O nome faz menção ao encontro da água do mar com a lagoa. Inclusive, o município é conhecido pelas praias e tem o maior farol do mundo construído com óleo de baleia.
Cidade histórica, Laguna fez parte da Revolução Farroupilha e do Tratado de Tordesilhas. Também é a terra natal da revolucionária Anita Garibaldi, nascida em 30 de agosto de 1821, uma das mulheres mais importantes da história brasileira.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (29), a cidade completa 348 anos de fundação. Fotos antigas relembram parte da evolução de Laguna ao longo das últimas décadas.
Veja fotos de Laguna no passado
A história de Laguna, terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, começou a ser escrita no dia 29 de julho de 1676 (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Essa data, segundo relatos históricos, marca a chegada do bandeirante Domingos de Brito Peixoto. (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Funcionários no porto carvoeiro de Laguna, por volta de 1946 (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Farol de Santa Marta na década de 1950 (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Por ser devoto ao Santo Antônio, o explorador batizou o lugar encontrado como Santo Antônio dos Anjos de Laguna (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
O nome faz menção ao encontro da água do mar com a lagoa (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Município é conhecido por suas praias e tem o maior farol do mundo construído com óleo de baleia (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Antiga Capela dos Navegantes, construída em 1913 (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Cine Teatro Mussi, na época da inauguração em 1950. (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)
Parte interna do Cine Mussi (Foto: Fotos: As Mil e Uma Histórias de Laguna, Reprodução)