Neste dia 20 de julho, a chegada do primeiro homem na lua completa 55 anos. No contexto da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, a Corrida Espacial chegou ao seu ápice nesse momento. Mesmo que os soviéticos tenham saído primeiro da órbita da Terra, foi o americano Neil Armstrong que pisou no nosso satélite natural a partir da nave Apollo 11.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Homem na Lua

Continua depois da publicidade

A Saída do Apollo 11 

Antes de mais nada, a Nave Apollo 11 saiu da Estação Espacial Kennedy na Flórida no dia 16 de julho de 1969, quatro dias antes da aterrissagem. Desde o início, fariam essa viagem os astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong. A foto segue exatamente essa ordem da esquerda para a direita.

Equipe de Engenheiros observa o lançamento

Segundo a Nasa, um pouco antes do lançamento, a equipe dessa sala monitotava a contagem regressiva para o lançamento do foguete. Em seguida, eles passaram o controle para outra equipe e só observaram o caminho da nave até a superfície lunar.

Presidente Lyndon Johnson observa a partida do Apollo 11

De acordo com a NASA, o projeto de levar o humano até a superfúcie da lua começou no ano de 1961, sob o mandato do Presidente John Kennedy. Mas depois do assassinato de Kennedy em 1963, Lyndon Johnson assumiu e segui o projeto. Johnson acompanhou in loco o lançamento. Junto com outras pessoas ali presentes.

Continua depois da publicidade

O primeiro passo

Ao contrário do que muitos imaginam, a Nasa aponta que o primeiro passo na Lua, retratado nesta imagem não foi de Neil Armstrong, mas sim de Buzz Aldrin. De acordo com a agência, Aldrin queria testar o solo lunar primeiro.

A Dupla em uma imagem

Em seguida, essa foto emblemátíca mostra Buzz Aldrin sendo fotografado por Neil Armstrong. Porém, o que marca é a beleza de podermos ver os dois. Tanto Aldrin sendo fotografado quanto Armstrong, através do reflexo do capacete.

A bandeira e o rosto de Buzz Aldrin  

Por fim, essa é a foto mais conhecida desse momento. Após ajudar a fincar a bandeira dos Estados Unidos, Neil Armstrong tira uma foto de Aldrin, de pé ao lado do símbolo que até hoje representa a chegada humana. Quem olhar atentamente, pode ver o rosto de Buzz olhando para Neil, e sua grande emoção. 

Continua depois da publicidade

Leia mais

O que se sabe sobre Amelia Earhart, 84 anos após seu desaparecimento

Conheça as frutas disponíveis no mercado que são 100% brasileiras

Cuidado com o bafômetro: os pães que você tem em casa possuem álcool