A chegada do inverno nesta quinta-feira (20) trouxe também a expectativa de mais uma vez as paisagens catarinenses serem marcadas por um fenômeno que atrai turistas e rende boas imagens. A neve ainda não marcou presença em 2024, mas costuma aparecer, em especial na Serra, onde a altitude contribui para as temperaturas mais baixas e condições propícias para o fenômeno.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em outros anos, diferentes regiões do Estado tiveram registros de neve. Nas cidades de Urubici e São Joaquim, na Serra, o fenômeno é recorrente, e acontece em maior ou menor quantidade em quase todos os anos.
Já em outras cidades de Santa Catarina, o registro de neve é uma raridade. Foi o que aconteceu em julho de 2013, quando 126 municípios catarinenses ficaram “branquinhos”, muitos deles que não costumam registrar esse tipo de ocorrência.
Cidades como Papanduvas, Canoinhas e Itaiópolis, no Planalto Norte, e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, tiveram acúmulo de neve. Um dos registros mais emblemáticos foi o do Morro do Cambirela, que surpreendeu moradores de Florianópolis e Palhoça com uma vista que foi chamada, na época, de “Alpes Catarinenses”. O local não tinha ocorrência semelhantes há 30 anos.
Continua depois da publicidade
A formação de um ciclone extratropical próximo à costa, associado a um sistema frontal e ao avanço de um anticiclone intenso com deslocamento continental, de acordo com a Epagri/Ciram, causaram o episódio que ficou marcado na história do Estado.
Veja fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Leia também
Inverno em SC terá diminuição da chuva e temperaturas acima da média
Com a chegada do inverno, Urubici prepara roteiro de turismo na Serra catarinense