Ataques deixaram um saldo de 2.996 mortes e mudaram os rumos da geopolítica mundial
Dia 11 de setembro, a data que ficará eternamente marcada nos livros e na mente de toda uma população. Nesta segunda-feira (11), os relógios completam 22 anos de uma das maiores tragédias que aconteceram na história da humanidade: o atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center (WTC), na ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. As explosões deixaram um saldo de 2.996 mortos e de mais incontáveis vidas que precisaram e ainda precisam ser reconstruídas.
Considerado o ataque com o maior número de mortes registradas, além de ter mudado o rumo da história e da geopolítica mundial em vários aspectos, o incidente ocupou rapidamente as transmissões ao vivo de canais de TV mundo afora, que reproduziam uma densa e escura fumaça saindo das torres.
Diante da tristeza e da perda incalculável que o atentado causou, tanto em bens materiais quanto em impacto humanitário, o NSC Total separou uma galeria de fotos que ilustram o 11 de setembro, como forma de homenagem e preservação da memória daqueles que se foram e dos que ainda tem que conviver com a tragédia diariamente.
Veja imagens
Explosão do segundo avião é vista de longe em Nova York durante o ataque terrorista em 11 de setembro de 2001(Foto: Chao Soi Cheong/AP)
Muitas pessoas foram afetadas pelas explosões e diversas equipes foram mobilizadas para ajudar no resgate (Foto: Robert Mecea, Charlie Riedel e Suzanne Plunkett/AP)
Cães farejadores foram usados para achar corpos e possíveis sobreviventes em meio aos escombros das estruturas(Foto: Stephen Chernin/AP)
Clima de pânico e destruição se instaurou na ilha de Manhattan(Foto: Suzanne Plunkett/AP)
Fumaça negra dominou a paisagem de Nova York(Foto: DEt. Greg Semendinger/AP)
Aviões atingiram as duas torres do WTC e outro acertou o Pentágono, nos arredores de Washignton(Foto: Amy Sancetta/AP)
Torres desmoronaram e todo o arredor do WTC foi afetado pelas chamas e fumaças das explosões(Foto: Mark Lenniha, Marty Lederhandler e Richard Drew/AP)
Atentado deixou um saldo de 2.996 mortos(Foto:Gulnara Samoilova /AP)
Imagem aérea demonstra a destruição causada pelo ataque(Foto: DEt. Greg Semendinger/AP)
Transmissões ao vivo e direto de Nova York foram televisionadas em todo o mundo(Foto: Amy Sancetta/AP)
Muitas vidas precisaram e ainda precisam ser reconstruídas após o ataque(Foto: Marty Ledenhandler/AP)
Caso mudou os rumos da história e da geopolítica mundial(Foto: Dan Lopez/AP)
Atualmente, existe um memorial no lugar das torres como forma de homenagem e preservação da memória daqueles que perderam as vidas(Foto: Amy Sancetta, Gulnara Samoilova e Carmen Taylor/AP)