Entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968, a Rainha Elizabeth II visitou o Brasil ao lado do príncipe Philip, duque de Edimburgo. Esta foi a primeira e única vez em que a monarca esteve no país. Segundo arquivos do Ministério das Relações Exteriores, a rainha desembarcou no Aeroporto dos Guararapes, em Recife, na tarde do dia 1º. A rainha morreu nesta quinta-feira (8).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Na programação real em solo brasileiro teve carreata, encontro com políticos e personalidades como Jorge Amado e Pelé, visita a pontos turísticos, além da inauguração do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Apesar de ter vindo apenas uma vez ao Brasil, a relação da monarca com o país é de apreço. Neste último dia 7 de setembro, quando foi comemorado o bicentenário da Independência do país, a Rainha Elizabeth II enviou uma mensagem ao povo brasileiro.
Quem é o sucessor da Rainha Elizabeth II? Confira o que dizem as regras
Continua depois da publicidade
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhanso com esperação e determinação para superar os desafios globais juntos”, disse em mensagem.
O recado foi transmitido pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, por meio do seu perfil no Twitter.
Veja fotos da Rainha Elizabeth II no Brasil
Veja como foi a visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil
1º de novembro de 1968
- A Rainha Elizabeth II desembarcou em uma aeronave da Royal Air Force no Aeroporto dos Guararapes, em Recife e o príncipe Philip, duque de Edimburgo, havia desembarcado 15 minutos antes, vindo do México, onde havia participado dos Jogos Olímpicos. O casal seguiu em carreata pelas ruas da capital pernambucana com destino ao Palácio do Campo das Princesas onde participou de uma recepção oferecida pelo governador Nilo Coelho. Entre os convidados estavam Gilberto Freyre, Dom Hélder Câmara e Marco Maciel, político que mais tarde se tornaria vice-presidente do Brasil (1995-2002). Em seguida, a Rainha e o Duque de Edimburgo embarcaram no Royal Yacht Britannia para Salvador.
3 de novembro de 1968
- Às 7h, o Royal Yacht Britannia entrou no litoral de Salvador. Às 9h15, o casal real desembarcou e viajou em carreata até a Igreja Anglicana e depois visitou o Clube Britânico. A Rainha e o Duque de Edimburgo chegaram ao Palácio da Aclamação, onde o governador Luís Viana Filho os recebeu para uma recepção. Jorge Amado e Carybé, conceituado artista plástico argentino-brasileiro, estiveram entre os convidados da recepção. Do Palácio da Aclamação, o casal seguiu para a histórica Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Mercado Modelo. O casal real voltou ao Royal Yacht Britannia, partindo para o Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
6 a 8 de novembro de 1968
- No dia 6/11, o casal chegou a São Paulo. Eles visitaram o Monumento do Ipiranga e o Edifício Itália. À noite, o governador Abreu Sodré ofereceu um banquete cerimonial de boas-vindas no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, os famosos cantores populares Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares se apresentaram para a Rainha e o Duque.
- No dia seguinte, a Rainha Elizabeth II e o Duque de Edimburgo conheceram os laboratórios da farmacêutica britânica Burroughs Wellcome do Brasil. Após a visita, a Rainha inaugurou o Museu de Arte de São Paulo (MASP). O casal real seguiu então Campinas, onde visitaram o Instituto de Pesquisa Agrícola e a Fazenda Santa Elisa. Eles passaram a noite na Fazenda Santa Eudóxia.
- O segundo dia em Campinas começou com passeio a cavalo no Rancho Santa Eudóxia e visita ao Jockey Club. À tarde, o casal decolou do Aeroporto de Viracopos com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No Rio, a programação começou com um coquetel de recepção no Iate Clube. À noite, o casal real ofereceu um jantar para cerca de cinquenta convidados no Royal Yacht Britannia.
9 a 11 de novembro de 1968
- Pela manhã, enquanto o Duque de Edimburgo visitava o Estaleiro Mauá, na vizinha Niterói, a Rainha visitou pontos turísticos do Rio de Janeiro: a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta e o Outeiro da Glória. O governador Francisco Negrão de Lima ofereceu um almoço em homenagem ao casal no Museu de Arte Moderna para duzentos convidados. À tarde, a Rainha Elizabeth II participou do lançamento simbólico da construção da Ponte Rio-Niterói. À noite, o casal real participou de uma recepção na Embaixada do Reino Unido (apesar de a capital do Brasil ter se mudado para a recém-construída Brasília, o corpo diplomático permaneceria no Rio de Janeiro até o início dos anos 1970).
- No dia 10/11, a Rainha Elizabeth II e o Duque de Edimburgo colocaram uma coroa de flores no Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, eles visitaram a Igreja Anglicana e novamente a Embaixada do Reino Unido para cumprimentar os funcionários. O casal almoçou a bordo do Royal Yacht Britannia e depois assistiram a uma partida de futebol no Estádio Mário Filho, o Maracanã. Após a partida, a Rainha Elizabeth II entregou o troféu da vitória para Pelé.
- Na manhã do dia 11/11, a Rainha e o Duque de Edimburgo embarcaram no avião VC10 da Royal Air Force do Aeroporto do Galeão para o Chile.
Leia também
Catarinense fã da Rainha Elizabeth II ganha surpresa para se sentir perto da família real
Rainha Elizabeth II ganha boneca Barbie própria em homenagem aos 70 anos no trono