Após dias de calor intenso, com temperaturas que chegaram até 40°C em Santa Catarina, o tempo virou. O sol deu lugar para a chuva e as temperaturas tiveram uma queda brusca de quase 20°C, fazendo com que os moradores de Florianópolis tivessem que tirar os casacos do armário para sair de casa. (veja fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, explica a mudança brusca de temperatura:
— Nós estávamos com uma massa de ar mais quente e seco sobre o sul do Brasil, certo? Aí o que aconteceu? Finalmente chegou uma frente fria, e essa frente fria trouxe nebulosidade, chuva, umidade e vento. Tudo isso faz com que a temperatura baixe, porque tem praticamente mais de 12 horas de chuva até o momento.
Ainda segundo o meteorologista, as baixas temperaturas não devem durar por muito tempo. Marcelo explica que essas massas de ar frio trazem chuvas de verão praticamente todos os dias, mas não duram muito tempo, pois rapidamente perdem a força e o clima volta a se aquecer.
Continua depois da publicidade
Conforme a previsão do tempo da Epagri Ciram, a chuva deve durar até o final da semana, e as temperaturas vão voltar a entrar em elevação em todo o Estado a partir da sexta-feira (16) e no sábado (17) e domingo (18) o tempo volta a ficar abafado.
Florianópolis após a queda brusca na temperatura
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
FOTOS: Após alargamento, degrau aparece na faixa de areia da praia de Jurerê em Florianópolis
Rodovias de SC têm aumento de 50% no fluxo de veículos no final do Carnaval