É na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, que estão localizadas as piscinas naturais, consideradas uma das maiores belezas de Florianópolis. A praia da região, que um dia já foi uma vila de pescadores isolada, é dividida por um canal, em uma região onde moram cerca de 300 pessoas. Um refúgio no meio da Capital.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No outro lado do Canal da Barra da Lagoa o tempo tem um ritmo diferente. Isso porque os moradores, nativos de Florianópolis, não usam o celular para se comunicar. Todo mundo se conhece na comunidade, considerada uma grande família.
FOTOS: Conheça o bairro de Florianópolis onde as praias são trocadas pela vida no campo
— Porta aberta, janela aberta. Não se guarda nada, não se esconde nada. Se tiver uma carteira de dinheiro, bota em cima da mesa e ali fica — conta o pescador Lindomar Torquato Vieira.
Continua depois da publicidade
Entretanto, para chegar à comunidade, é necessário atravessar o canal com barqueiros que trabalham 24 horas por dia. Segundo Fabrício Bittencourt, um dos barqueiros da região, a rotina é puxada, mas a vista compensa.
— A gente depende da maré, do vento. Com o tempo está bem mais tranquilo. Eu aproveito, admiro essa vista linda todos os dias e agradeço — diz
Dona Doralina é uma das moradoras mais antigas da região. Quando ela foi morar do lado do Canal da Barra da Lagoa, a comunidade era formada por apenas seis casas.
— Para mim é maravilhoso morar nesse lugar. A gente tem um rio que é uma benção de Deus porque lá passa muito peixe, muito camarão. É um lugar maravilhoso. O meu terreno que eu moro, dinheiro nenhum compra. Eu sou feliz aqui — afirma.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos do Leste de Florianópolis
Maior lagoa de Florianópolis
Ao lado da Barra da Lagoa também no Leste de Florianópolis, está a Lagoa da Conceição, bairro que esconde uma lenda no nome. Segundo a tradição, tudo começou com a história do amor proibido do indígena Peri com a bruxa Conceição. Ele foi amaldiçoado por feiticeiras e transformado numa lagoa. Ela chorou tanto que teve o mesmo destino. Conceição virou a maior lagoa de Florianópolis.
A Lagoa da Conceição troca, através do Canal da Barra, as águas com as do Oceano Atlântico. Entretanto, para chegar até o local, é preciso vencer as curvas do caminho do Morro da Lagoa.
Voo mostra as mudanças da área central de Florianópolis 351 anos após fundação
Depois do morro, a primeira parada é no centrinho, com sua feira de artesanato, os bares e restaurantes. A herança dos 351 anos de Florianópolis está por lá: o Santuário da Imaculada Conceição é uma construção do século XVII que preserva a arquitetura luso-brasileira.
Continua depois da publicidade
De cima, as dunas e o verde compartilham a paisagem com a sempre movimentada Rendeiras, a avenida mais famosa do bairro. A dois quilômetros começam as praias: Joaquina, Galheta, Gravatá e Mole.
Leia mais
FOTOS: Lista inédita revela casas mais cobiçadas para se hospedar em Florianópolis
FOTOS: Lenda sobre bruxas explica o nascimento do menor bairro do continente de Florianópolis