Quem frequenta a Beira-Mar Norte na esquina com a avenida Mauro Ramos tem um novo ambiente para viver a cidade. Com 2 mil metros quadrados, a nova Praça Forte São Luís tem cadeiras, árvores e canteiros, além de um círculo central com chafarizes. O espaço tem uma forte ligação histórica com Florianópolis, fundamental para proteção de invasores nos anos em que esteve ativo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Compreendendo a importância de preservar a memória do local e ressignificar espaços públicos, a NSC une-se ao Grupo Habitasul e à Prefeitura de Florianópolis e abraça a praça Forte São Luís com o Movimento Floripa Faz Bem. O termo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira (18) pelo prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, o Presidente da NSC, Mário Neves, e Sérgio Ribas, diretor-presidente do Grupo Habitasul.
“Para nós do Grupo Habitasul a adoção da Praça do Forte São Luís representa uma retribuição a Santa Catarina e a Florianópolis por ser o lugar onde encontramos, há várias décadas, a oportunidade de desenvolver nossos negócios, e fazer parte do movimento Floripa Faz Bem só amplia essa retribuição”, afirma Sérgio Ribas, diretor-presidente do Grupo Habitasul.
Batizado de Forte São Luís da Praia de Fora, a fortaleza foi erguida em 1771 e defendeu o território até 1839, quando foi a leilão. O local tinha bateria de canhões, paiol de pólvora, quartel da tropa, cozinha e a casa do Comandante. Com a demolição, o local serviu de área livre e largo. O espaço foi cedido para a prefeitura em 2018 pelo Exército, através da 14 Brigada de Infantaria, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
“Adotar uma praça pública para mantê-la bem cuidada e ajudando a promover os encontros da cidade é um gesto de amor a Floripa. Por mais empresas cidadãs que queiram abraçar nossos espaços”, afirma o prefeito Topázio Neto.
Com a cessão ao município, a construção da praça recebeu investimentos público-privados entre prefeitura e o Grupo Habitasul, com projeto doado pelo Beiramar Shopping e assinado pela arquiteta Juliana Castro, do Escritório JA8. Foram cerca de seis meses para finalização da obra, que seguiu inspirações de design do antigo Forte. O novo local foi entregue à comunidade no aniversário de 350 anos da Capital, em março deste ano, e mantém o nome dado à antiga fortaleza.
“Unir a Praça Forte São Luiz ao movimento Floripa Faz Bem está alinhado ao DNA da NSC, de valorizar e dar luz às manifestações locais”, afirma Mário Neves.
Continua depois da publicidade
O Movimento Floripa Faz Bem integra os movimentos regionais que dão mais pertencimento ao público local, além levar a NSC para ainda mais perto dos catarinenses, gerando conteúdo com valor e ações que colaboram com o desenvolvimento do Estado.
Leia também
O que Florianópolis tem a ver com a Corrida do Ouro?