Um debate marcado por alfinetadas ao vivo entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis teve também um clima pouco amigável nos bastidores. Seis candidatos a prefeito da Capital ficaram frente a frente na noite desta quinta-feira (3) no debate promovido pela NSC TV, o último do primeiro turno da corrida eleitoral. No domingo (6), os eleitores vão às urnas para escolher o próximo a ocupar a mais alta cadeira do Executivo municipal pelos próximos quatro anos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O mediador do encontro foi o apresentador Raphael Faraco. O debate começou às 22h e seguiu até por volta das 0h50min de sexta (4). O embate foi transmitido ao vivo pela TV, pelo Globoplay, pela rádio CBN Floripa (90.3 FM) e também pelo g1SC.

Veja fotos de como foi o debate

Como foi o debate

O debate começou com perguntas entre os candidatos, com tema livre. A ordem de quem fazia os questionamentos foi definida previamente, em sorteio. Dário (PSDB) começou perguntando a Pedrão (PP) sobre temas gerais. O segundo a perguntar foi Marquito (PSOL), que questionou Dário sobre a coleta de lixo e a situação da Comcap. Em seguida, Portanova (Avante) questionou Marquito sobre ecologia.

Continua depois da publicidade

As perguntas continuaram com Topázio (PSD) perguntando a Lela (PT) sobre geração de emprego para jovens. Depois, Lela perguntou a Topázio. Por último, o candidato Pedrão questionou Portanova e voltou ao tema de pessoas em situação de rua.

No segundo bloco, os questionamentos giraram em torno dos temas do projeto da NSC, SC Ainda Melhor. A ordem dos candidatos a questionar foi definida em sorteio prévio e começou com Topázio, que escolheu perguntar a Portanova. O tema foi sorteado ao vivo, sobre atendimento em postos de saúde. Em seguida, o tema retirado no sorteio foi planejamento da cidade, com a pergunta feita por Marquito, que escolheu Topázio para responder. 

A terceira pergunta foi feita por Dário a Lela, sobre assistência a pessoas em situação de rua. O tema seguinte foi coleta de lixo, com a pergunta feita por Pedrão a Marquito. Após isso, Lela escolheu Pedrão para responder sobre educação básica. Por último, Portanova questionou Dário sobre mobilidade urbana. 

No terceiro bloco, os temas para as perguntas voltaram a ser livres. A ordem para perguntas foi definida anteriormente em sorteio. O candidato Portanova questionou Pedrão sobre a posição do candidato a respeito de Alexandre de Moraes. 

Continua depois da publicidade

Em seguida, Topázio questionou Dário sobre a coleta de resíduos e reciclagem na cidade. Dário foi o seguinte a questionar. Ele perguntou a Marquito sobre ações do atual prefeito. 

Depois, Marquito questionou Topázio sobre a fila de espera para atendimentos em saúde. Após isso, Pedrão questionou Lela sobre dois tópicos: transporte marítimo e a retirada da penitenciária de Florianópolis. Por último, Lela perguntou a Portanova sobre transporte público. 

O quarto e último bloco teve mais uma rodada de perguntas com o tema determinado em sorteio ao vivo, com base no projeto SC Ainda Melhor. A ordem de perguntas foi definida em sorteio prévio. 

Lela abriu o bloco perguntando sobre vagas em creches. Ele escolheu Pedrão para responder à questão. Pedrão, em seguida, perguntou a Topázio sobre o transporte integrado na Grande Florianópolis. Após isso, Dário questionou Portanova sobre saneamento básico.

Continua depois da publicidade

Topázio foi o sorteado para perguntar em seguida, sobre tratamento de esgoto no Sul da ilha. Ele escolheu Dário para responder à questão. Pela ordem do sorteio prévio, Portanova perguntou a Marquito sobre transporte público. Por último, Marquito perguntou sobre prevenção a desastres climáticos. Lela respondeu. Para finalizar, os candidatos puderam fazer as considerações finais.

Como os candidatos avaliam o debate

Dário (PSDB)

— Eu acho que foi mais uma oportunidade para nós nos apresentar nas nossas propostas. O debate, em determinados momentos, ele fica mais acalorado, o que é natural em função do objetivo que todos têm de ser prefeito de uma cidade com Florianópolis. Eu apresentei as minhas propostas e espero que o eleitor possa reconhecer isso no dia 6 de outubro, então, é Dário 45.

Lela (PT)

— Pude mostrar que estou preparado, fazendo uma gestão de verdade para uma cidade que merece, à altura do que a gente sonha, a Florianópolis que a gente ama. Mais do que isso, demonstrando aqui que a gente, além de estar preparado, a gente vai agora no dia 6 de outubro, no domingo, ver muita gente nas urnas. Porque, diferente do que estão mostrando as pesquisas, a onda 13 chegou. Da periferia ao Centro, do Norte ao Sul, do Leste a Oeste, do morro do asfalto. Agora é 13, é a hora de você decidir o futuro de Florianópolis.

Marquito (PSOL)

— Para mim é sempre uma grande oportunidade, eu que tenho 24 segundos de tempo de TV e rádio, esses debates sempre são oportunidades para apresentar as minhas propostas de mostrar que é possível ter uma cidade dentro do nosso programa, que é para cuidar das pessoas cuidar da natureza e da cidade e mostrar que as pessoas vão ter uma escolha adequada no dia 6 de outubro, que é escolher Marquito 50 para prefeito de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Pedrão (PP)

— Excelente debate. Trouxemos soluções para o saneamento para mobilidade urbana, falamos da implantação do transporte marítimo e também de como resolver o problema das pessoas em situação de rua. Falamos também como resolver o problema da corrupção em Florianópolis, que, infelizmente, das 18 secretarias da atual administração, oito estão envolvidas diretamente em corrupção, inclusive com secretários municipais presos. Chegou a hora de colocar a ordem na casa e fazer uma gestão transparente. Muito obrigado.

Portanova (Avante)

— O debate foi extraordinário, de alto nível. Parabéns a NSC, e principalmente a você que me acompanha. Eu agradeço muito aos eleitores, à minha equipe, e nós reafirmamos o nosso slogan: contra a poluição, contra a corrupção que ninguém mais aguenta. 70, 70, 70, Portanova, 70. A gente vai se encontrar no segundo turno, eu tenho os eleitores mais inteligentes do qual você faz parte. Portanova 70.

Topázio (PSD)

— Primeiro, eu quero agradecer a NSC pelo oportunidade, agradecer às pessoas estão em casa nos vendo e dizer que foi um debate muito bom, onde a gente pode mostrar as propostas que a gente tem para cidade de forma propositiva, de forma objetiva, e as pessoas puderam ver a proposta dos outros candidatos, aliás, a falta de proposta dos outros candidatos. Então agradeço muito, espero que todos possamos fazer uma grande votação no dia 6. Se você é jovem, se você é de mais idade, vamos todos votar.

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais. 

Continua depois da publicidade

Leia também

O que esperar da reta final da eleição em Florianópolis

PL e PT têm disputa direta em uma a cada cinco cidades de SC nas Eleições 2024