A imagem é familiar. Um desfile em uma das ruas mais comerciais da cidade, marcando o início da festa. É assim em Blumenau, é assim também na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Os grupos que organizam as 14 tendas do evento saem da rua Schwanthalerstraße e vão em direção ao parque da festa. Esse desfile deste sábado (16), início da tradicional festa alemã, homenageia os chamados “senhores das terras”, para celebrar as tradições agrícolas. Enquanto eles se aproximam, a multidão já vai tomando conta. Para ver o desfile, vale subir em muro, escada.
Continua depois da publicidade
De repente um sotaque conhecido: brasileiras em terras germânicas.
— A minha família de origem é da Alemanha. Então sempre tive esse sonho de conhecer a Oktober daqui de Munique. Organizei uma viagem para a Europa para terminar aqui justamente porque eu queria muito participar da festa — afirma a empolgada Jéssica Bender, turista de Igrejinha (RS), cidade que também de uma Oktoberfest.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Nas ruas de Munique, assim como ocorre na XV de Novembro, em Blumenau, um grande público que se aglomerou nos arredores do parque acompanhou o desfile. Depois de percorrerem algumas das principais ruas da cidade, é na entrada do parque Theresienwiese que os representantes de todos os grupos se reúnem, começam a se dirigir para as barracas. Às 11h no horário da Alemanha, a Oktoberfest de Munique 2023 oficialmente começou — e com cobertura da NSC.
Continua depois da publicidade
Leia também: Quanto custa um Airbnb para a Oktoberfest Blumenau 2023 e onde se hospedar
Esse momento foi marcado logo depois por uma contagem regressiva conduzida pelo prefeito de Munique, Dieter Reiter, dentro de uma das tendas. Assim que ela foi finalizada, o público que acompanhava o desfile, colocou os cordões de isolamento abaixo e foi para os pavilhões. O parque Theresienwiese tem capacidade para 130 mil pessoas. Sempre sentadas. Levantou, perdeu o lugar.
Realeza de Blumenau chama a atenção
Em uma festa sem realeza própria, a rainha e as princesas da Oktoberfest Blumenau 2023 chamam a atenção do público. A cada passo, uma foto. E de repente, um registro especial. Em uma das tendas, a rainha da Oktober foi convidada a ser maestra por um dia.
E mais: Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023
— Quando ele me pediu para reger, eu confesso que não sabia o que fazer. Eu não soube o que fazer. Segurei muito para não chorar. Mas foi um dos momentos com certeza mais emocionantes da minha vida — disse, emocionada, Joice Prochnow, rainha da maior Oktoberfest das Américas.
A realeza personifica a festa que se apega às tradições, mas espera receber pessoas de todas as nações e idades. Como diz essa alemã, é uma mistura do selvagem com a tradição. Onde dá para se divertir e deixar os problemas para trás em nome da celebração. Ao todo, a Oktoberfest de Munique espera receber 6 milhões de pessoas até 3 de outubro, 10 vezes mais do que a irmã mais nova de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Veja imagens exclusivas da Oktober de Munique
Fotos feitas pelo repórter Felipe Sales. Confira
Leia mais
Quem são as 10 finalistas no concurso de rainha da Oktoberfest Blumenau 2024