Com investimento de aproximadamente R$ 85 milhões, as obras de reforma do aeroporto de Joinville já avançaram 75%. A previsão para finalizar os trabalhos é novembro. Entre as mudanças, está a ampliação do saguão operacional, do salão de embarque, desembarque, check-in e do pátio de aviação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Um dos locais que mais ganhou em área disponível na reforma é o check-in, que vai passar de 115 metros quadrados (m²) para 300m², um ganho de 162%. Na sequência está a sala de embarque, que aumenta de 320m² para 760m².
Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”
Veja fotos da obra
Continua depois da publicidade
— A gente está praticamente duplicando a área disponível, e é perceptível para a maior parte dos usuários do aeroporto, que são as salas de embarque e desembarque, onde aguardam a chegada ou a saída dos voos. Isso dá mais uma percepção de conforto, amplitude e modernidade para o aeroporto, além de ser uma sala com toda parte de sistemas novos, climatização, sonorização, toda implantada já para poder fazer frente a essa nova fase do aeroporto de Joinville — destaca Fernando Fortes, gerente de engenharia da CCR Aeroportos, empresa que administra o terminal.
Enquanto as obras ocorrem, o aeroporto opera normalmente. Por isso, alguns locais estão funcionando de forma provisória, como é o atual salão de desembarque. Com a conclusão dos trabalhos, o espaço vai ganhar um aumento de 70%. A nova área deve começar a funcionar já a partir de setembro.
— Com a parte relacionada ao cronograma, a obra segue em ritmo acelerado. A gente acumula hoje em torno de 75% de avanço e é totalmente factível de terminar [a obra] dentro do prazo de novembro, inclusive algumas infraestruturas como essa da sala de embarque, a previsão é de já liberar para operação a partir do final deste mês ou início de setembro — comenta Fortes.
Novo pátio e aumento do número de aeronaves
Outra parte do aeroporto que passa por reformas é o pátio de aviação. O espaço que hoje acomoda apenas duas aeronaves irá dobrar de tamanho. Além disso, os trabalhos ocorrem para adequar a área às normativas exigidas pelos órgãos de fiscalização. Uma delas foi a retirada de um pequeno relevo na pista.
Continua depois da publicidade
— Atualmente a gente conta com um pátio em Joinville para duas posições comerciais. Ele não atende 100% a normativa aeronáutica brasileira vigente. Então como parte das obrigações contratuais da CCR Aeroportos, construímos um novo pátio já para quatro posições simultâneas de atendimento à aeronave comercial — explica o gerente de engenharia.
De acordo com Elisângela Bastos, gerente do aeroporto de Joinville, as mudanças vão possibilitar maior conforto aos clientes, capacidade de atendimento e, consequentemente, tornar o local mais atrativo para a malha aérea.
— A expansão do nosso aeroporto vai aumentar a capacidade de receber os passageiros, nós vamos receber um terminal moderno, confortável, com capacidade de transporte, para trazer muito conforto e comodidade para o nosso cliente […] Esse é um grande atrativo para as empresas aéreas, porque a capacidade de receber aeronaves dobra e isso, certamente, atrairá novos voos — explica.
Todas as obras realizadas e que tem previsão de conclusão em novembro fazem parte do contrato firmado pela CCR Aeroportos com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A empresa administra o aeroporto de Joinville desde março de 2022.
Continua depois da publicidade
Balanço aponta aumento no volume de passageiros
O balanço do primeiro semestre de 2024 divulgado pela CCO Aeroportos nesta terça-feira (06) aponta crescimento de 17% na movimentação de passageiros, isso em comparação com o mesmo período de 2023. Entre janeiro e junho de 2024, 239.794 embarques e desembarques foram registrados no terminal.
— Estamos muito satisfeitos em anunciar os resultados do primeiro semestre. Esse crescimento é um reflexo das melhorias contínuas que a CCR Aeroportos vem implementando, com foco na melhoria do atendimento ao cliente. Esse resultado positivo é fruto do trabalho de toda a equipe, que se empenha diariamente para proporcionar uma experiência cada vez melhor e mais eficiente para os nossos passageiros — avalia a gerente do aeroporto de Joinville, Elisangela Bastos.
Leia também
Fotos antigas mostram como eram as ruas de Joinville que mais registram acidentes em 2024
Sustentabilidade e cooperação: economia solidária é alternativa para transformação social em SC
Morador de SC gasta mais de R$ 1 milhão para “se tornar Madonna” e fica conhecido mundialmente