A construção de um novo viaduto sob a BR-470 no bairro Fortaleza Alta mudou a “cara” da rodovia — e do trânsito — nos últimos dias. Com a interdição total das pistas e o fluxo desviado pelas marginais, o motorista precisa ter mais paciência ao passar por um dos acessos à cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Escavações estão sendo feitas sobre o túnel da Rua Samuel Morse, onde haverá a duplicação das faixas e a construção do novo viaduto, mais amplo que a antiga estrutura. Até lá, o bloqueio deve continuar. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a interdição há quase dois meses e, desde então, a paisagem tem mudado na região.
Primeiro, a vegetação às margens da BR-470 foi retirada. Agora, uma retroescavadeira trabalha na remoção do barro para a terraplanagem (veja fotos abaixo). Conforme o DNIT, as pistas duplicadas em ambos os sentidos ficarão sobre o viaduto. Já a passagem inferior será destinada ao tráfego local e acesso às ruas municipais.
A previsão é de que o viaduto seja liberado ao tráfego no primeiro semestre de 2025, informou o órgão.
Continua depois da publicidade
Caminhão quebrado provoca caos na BR-470 e testa paciência de motoristas em Blumenau

Para os motoristas que precisam seguir de Blumenau em sentido ao Alto Vale, é preciso pegar o desvio diante da antiga Dudalina para então voltar à BR-470. Já o contrário é feito por um desvio sinalizado na frente do Cemitério Jardim Saudade. Nele, o condutor tem a opção de continuar em direção ao Litoral ou virar à direita e entrar no bairro Fortaleza, bem próximo ao túnel que está sendo destruído.
Veja fotos da obra
Leia mais
Por que Fiesc quer saber quais serão os impactos de duplicações das BRs 280 e 470 na BR-101