A construção da paliçada na Praia do Canto, no Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina foi concluída nesta quarta-feira (8). A estrutura de estacas de madeira com 270 metros de extensão deverá funcionar como uma barreira de proteção contra ressacas marítimas e erosões decorrentes delas. A obra estava em andamento desde setembro de 2022.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, na edificação da paliçada foram assentadas cerca de 3.900 estacas de madeira tratada tipo eucalipto, de oito metros de altura, posicionadas lado a lado, formando duas longas faixas contínuas. Os mourões foram preenchidos com aproximadamente 4.550 sacos de areia local, as geobags. É a primeira obra de contenção do tipo feita na cidade pela administração municipal.
Segundo a prefeitura, no decorrer da construção foram encontradas rochas enterradas, que dificultaram a cravação das estacas. Além disso, a ação da maré também foi um problema para a conclusão da obra.
Moradores torcem para dar certo
Conforme o vice-presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras, Roberto Gercino dos Santos, a paliçada será útil, considerando as condições impostas pela ação da maré.
Continua depois da publicidade
— A força da maré é imprevisível, não dá pra confiar na ação humana contra as intempéries. Mas acredito que por algum tempo irá segurar a maré — diz Roberto.
A presidente da associação comunitária Michele Costa da Silva está feliz com a notícia de que a obra foi concluída. Ela diz que contra a força da natureza ninguém pode garantir nada, mas que está torcendo para dar certo.
— Foram feito estudos com equipes de engenheiros ambientais. Não são leigos. Por isso quero acreditar que ajude — declara Michele.
A construção foi executada pela Penascal Engenharia e Construção Ltda. num investimento da Prefeitura da ordem de R$ 3,2 milhões. A obra foi conduzida pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura com o acompanhamento da Defesa Civil do Município.
Continua depois da publicidade
Praia sofre com erosão há anos
A praia do Morro das Pedras sofre com um processo de erosão há alguns anos, especialmente quando há ressacas muito fortes. Em alguns episódios, as ressacas causaram estragos por toda a orla até a praia do Campeche. Em 2021, o avanço do mar combinado com a maré alta e ciclones extratropicais ameaçaram casas de desmoronamento, provocando a interdição de nove edificações no Morro das Pedras.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
FOTOS: Praia do Morro das Pedras está há 4 meses com mureta caída, em Florianópolis
VÍDEO: Força da maré derruba barreira de contenção no Morro das Pedras em Florianópolis
Erosão no Morro das Pedras: fotos impressionantes mostram destruição em praia de Florianópolis