As 34 pessoas resgatadas pelo governo brasileiro em Wuhan, na China, devem chegar ao Brasil por volta da meia-noite deste sábado (8), em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Após semanas de isolamento na região que é o epicentro dos casos de coronavírus na China, o grupo retornará ao Brasil e terá que ficar 18 dias em quarentena na base aérea de Anápolis (GO), onde terão o contato com as outras pessoas controlado para que não haja risco de contaminação do coronavírus. Todos os passageiros foram testados e não têm suspeita da doença, mas a quarentena é uma medida de precaução.
Continua depois da publicidade
Além dos 34 resgatados, brasileiros e familiares, mais seis estrangeiros – quatro poloneses, um indiano e um chinês – embarcarão no voo da FAB. De acordo com o governo brasileiro, foi um gesto de solidariedade ao governo da Polônia que não tinha como buscar seus cidadãos. As aeronaves farão escalas em Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha) antes de chegarem ao Brasil.
Moradoras de Palhoça, na Grande Florianópolis, a chinesa Zhang Hui e a filha Isabela, de um ano e meio, estarão no voo. Na quarentena em Anápolis, elas ficarão em um quarto individual com uma cama e um berço, e terão direito a seis refeições diárias, televisão e internet.
Os detalhes sobre o local da quarentena foram divulgados pelo Ministério da Defesa nesta sexta-feira (7). O hotel da base aérea de Anápolis foi isolado e preparado para receber as 58 pessoas para os dias de quarentena (além do grupo que estava em Wuhan, os tripulantes do voo e médicos também ficarão no local).

Os cidadãos confinados terão tratamento gratuito e o direito de serem informados permanentemente sobre seu estado de saúde. Eles serão monitorados e, em caso de suspeita de infecção, serão isolados e levados para outro setor da base aérea. Caso o quadro de saúde se agrave, eles serão transportados, em aeronave preparada, para o Hospital da Forças Armadas, em Brasília.
Continua depois da publicidade
Todos os quartos estão equipados com máscaras e luvas, e na base há uma área verde ao lado dos hotéis que poderá ser usada pelo grupo. O espaço tem jogos de mesa, espreguiçadeiras e até um pula-pula para crianças.
