Em setembro de 2001, Nova York sofreu um ataque terrorista que mudou o mundo. Duas torres gigantes (as maiores da cidade) no World Trade Center, em Manhattan, foram atacadas por aviões sequestrados. Ao todo, cerca de três mil pessoas morreram naquela manhã de terça-feira, entre trabalhadores das torres, socorristas e passageiros dos aviões sequestrados, em três ataques orquestrados quase que simultaneamente.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta quarta-feira (11), a tragédia completa 23 anos. O Memorial do 11 de Setembro fará uma cerimônia fechada ao público, a partir das 8h40 (horário local, 9h40 no Brasil). Haverá transmissão online. Os nomes das vítimas devem ser lidos por familiares, e o presidente Joe Biden e a vice, Kamala Harris, devem participar da homenagem, segundo o site de notícias NY1.
Durante todo o dia, dois feixes de luz que simbolizam as Torres Gêmeas ficarão acesos no tradicional Tributo em Luz, no One World Trade Center (antigo World Trade Center, onde ficavam as torres). A homenagem pode ser vista em boa parte de Manhattan.
Haverá uma homenagem também aos bombeiros que atuaram na tragédia, no Centro de Nova York, pela manhã. O banco de sangue de Nova York também fará ações pela cidade.
Continua depois da publicidade
Fotos relembram terror em NY
As fotos daquele dia — das torres queimando, do desespero pelas ruas — estamparam a capa de jornais do mundo inteiro. Os Estados Unidos culparam a Al Qaeda, grupo extremista islâmico liderado por Osama bin Laden, pelos ataques.
Quatro aviões foram sequestrados pelo grupo: dois deles colidiram contra as torres gêmeas. O terceiro foi lançado sobre o Pentágono, nos arredores de Washington. Já o quarto caiu na Pensilvânia após passageiros lutarem contra os sequestradores e evitarem que a aeronave fosse lançada em um terceiro alvo.
Naquele dia, os ataques mataram 2.977 pessoas de 90 nacionalidades: 2.753 em Nova York; 184 no Pentágono; e mais 40 mortos no voo que caiu na Pensilvânia, o Voo 93.
Veja e relembre as fotos do 11 de setembro
Continua depois da publicidade
Leia também
Fotos e ilustrações históricas mostram Nova York antes de ser uma potência global
Como gaúcho viveu por cinco anos em histórico hotel de Nova York pagando apenas 200 dólares