A área de expansão urbana (AEU) proposta em Joinville com 4,5 mil hectares é o equivalente a quase cinco vezes o tamanho Aventureiro, por exemplo, bairro mais populoso da cidade e que tem 9,43 quilômetros quadrados (km²), enquanto o projeto tem 45 km². A proposta já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme publicado pelo colunista do AN, Jefferson Saavedra, esta será uma das maiores mudanças urbanísticas da cidade nos últimos anos. A possibilidade de divisão em lotes menores para uso residencial, em comparação com os lotes rurais, é uma das principais características das expansões urbanas.

Fotos da nova área urbana proposta em Joinville

A proposta divide a expansão em três setores. Um deles, inicialmente com quase 4 mil hectares, é para uso residencial, como loteamento, por exemplo, além de atividades agrícolas e de pecuária.

Continua depois da publicidade

Os vereadores alteraram a versão original do projeto enviado pela prefeitura de Joinville no final do ano passado, mas as principais características foram mantidas, permitindo maior uso residencial e econômico no setor rural de Joinville.

Qual o destino dos funcionários após última semana de supermercado familiar em Joinville

Na prática, a área de expansão urbana de Proteção da Paisagem Campestre está localizada no vale do rio Cubatão, no entorno do Jardim Paraíso, Zona Industrial Norte, Pirabeiraba e a baía da Babitonga, ampliando o perímetro urbano em 21%. A proposta ainda passará por segunda votação antes de ser encaminhada para análise e sanção do executivo.

O projeto já passou pelas comissões e foi votado em primeiro turno da Câmara na segunda-feira (26). Agora, aguarda votação em segundo turno ainda no legislativo.

Leia também

Taxista morto por adolescentes tinha filhos, netos e era ministro de igreja em SC

Empresa de Joinville atinge receita bilionária e é destaque em reunião com Fiesc

Quem era o jovem de 26 anos que morreu após acidente entre carro e caminhão na SC-108