O nevoeiro marítimo transformou a paisagem de Florianópolis nesta quinta-feira (25). A Capital amanheceu escura e encoberta por nuvens, em imagens que lembram filmes de terror.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Da Ponte Hercílio Luz, a paisagem era turva. Quase não era possível ver os morros na região central da cidade, como mostram imagens feitas pelo fotógrafo do NSC Total, Lucas Amorelli, por volta das 8h.

Quinta-feira terá nevoeiros e grande variação de temperaturas em Santa Catarina

Veja fotos de Florianópolis com nevoeiro

Continua depois da publicidade

O que explica nevoeiro

Um nevoeiro denso, que demora a dissipar, vem sendo registrado em vários pontos do Estado nos últimos dias. Segundo a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram, trata-se de um nevoeiro marítimo.

— É comum no inverno e no outono, quando temos massas de ar mais quentes que o normal, e águas com superfície mais fria. O ar mais quente, quando encosta na água, condensa. O nevoeiro nada mais é que uma nuvem que se forma perto da superfície — explica.

O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, com o aquecimento da superfície, mas o marítimo pode demorar mais tempo.

— Conforme a água esquenta, o nevoeiro marítimo tende a dissipar. Mas às vezes não dissipa, como ocorre no Sul da Ilha, ou na região de Imbituba — exemplifica a meteorologista.

Continua depois da publicidade

Leia também

Duas pessoas são resgatadas após se afogarem em praia de Florianópolis

SC tem 10 cidades vivendo em situação de seca fraca

Afetado por nevoeiro, aeroporto de Navegantes adota sistema “abre e fecha”