Em julho de 2013 pelo menos 107 cidades de Santa Catarina amanheceram cobertas pela neve. Entre os dias 22 e 25 do mês o fenômeno encantou os catarinenses que puderam ter a experiência de conhecer de pertinho a neve, sem sair do país.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Com a chegada do ar polar as temperaturas devem despencar novamente no Estado entre os dias 28 e 31 de julho. Esse frio que promete ser histórico e bater recordes de temperaturas negativas também abre espaço para a possibilidade de neve em algumas cidades de SC.
Neve no Vale do Itajaí
Em 2013 a neve também surpreendeu os moradores do Vale do Itajaí. Pelo menos 25 cidades registraram o fenônome congelante na época.
A região que é denominada como Vale Europeu em SC ficou parecendo cena de filme e também paisagens européias. Naquele ano a neve começou na madrugada e pôde ser vista em centenas de pontos no Vale, e em ao menos três regiões em Blumenau: Spitzkopf, Morro do Macaco, Morro do Cachorro, e em pontos mais altos dos bairros Velha Grande e Passo Manso.
Continua depois da publicidade

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Neve em Florianópolis
A Capital do Estado também foi surpreendida com neve em um dos pontos mais altos. O Morro da Cambirela amanheceu branquinho, coberto pela neve. Os moradores de Florianópolis e Palhoça foram surpreendidos pelo fenômeno. Na época, o local foi chamado de “Alpes Catarinenses” e não tinha ocorrência de neve há 30 anos.

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Por que neva em Santa Catarina
Quando existe combinação entre o frio intenso com a umidade, forma-se condições perfeitas para a ocorrência de neve. Isso também se aplica ao estado de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Além disso, é importante destacar que todo o Estado está em uma região de média latitude, ou seja, está ao sul do Trópico de Capricórnio e distante da Linha do Equador. As regiões que estão ao sul desse trópico tendem a ser mais frias e isso inclui toda a região Sul do Brasil, incluindo o estado catarinense.

Vale destacar também que essas regiões estão mais próximas dos polos são as regiões mais frias do planeta. Com isso, a massa de ar polar oriunda da Antártica tende a chegar com mais força na região sul e contribuir para a ocorrência de neve em toda a região.
> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Fotos da neve histórica em SC em 2013





Saiba tudo sobre recorde de frio em SC e as maiores nevascas no vídeo
Leia também:
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Relembre a neve em Santa Catarina com fotos
Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras