Correção: até as 10 horas desta terça-feira (28), uma foto era usada para retratar o movimento no Morro das Antenas no fim de semana. Ela havia sido divulgada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul mas, como não há informações sobre a origem da foto, ela foi substituída nesta publicação.

Continua depois da publicidade

Depois que o acesso a parques e praças foi liberado no decreto estadual, Jaraguá do Sul viu seus espaços turísticos ambientais reunirem novamente uma grande concentração de pessoas, principalmente nos dias de sol e clima ameno do último fim de semana. Elas são fonte de preocupação das autoridades de saúde porque são a principal forma de contaminação da doença.

No sábado e no domingo (25 e 26), fotos de grupos no Morro das Antenas multiplicaram-se nas redes sociais. Nelas, era possível notar que os visitantes do espaço turístico localizado a 896 metros de altura não respeitavam a determinação de distanciamento social nem usavam máscaras de proteção facial.

Segundo a Prefeitura de Jaraguá do Sul, apesar de toda a campanha que está sendo feito em relação à pandemia, o Parque Via Verde também reuniu muitas pessoas. Por isso, a Prefeitura já providenciou o fechamento ao acesso ao Morro das Antenas e o mesmo deve ocorrer com os parques, caso a utilização não seja considerada saudável.

O secretário de saúde Alceu Moretti, lamentou o fato do fim de semana e alertou que as pessoas precisam continuar se cuidando, como fizeram no início da pandemia.

Continua depois da publicidade

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cleide Mosca, disse que as restrições em relação ao uso de parques e praças devem ser observadas e respeitadas. Ela atenta para o fato de que as pessoas precisam entender que a prevenção se faz necessária.

— Deve-se seguir as recomendações dos órgãos de saúde e evitar aglomerações. Os locais devem ser utilizados respeitando-se o distanciamento recomendado, que é de um metro e meio entre cada pessoa, além do uso de máscara — pondera.

A orientação para quem precisa sair, conforme explicaram os dois secretários, são: evitar aglomerações, usar máscara, álcool gel e manter-se a uma distância considerada segura de forma a evitar a contaminação. As medidas evitarão o colapso no sistema de saúde e mortes por causa da infecção. Desta forma, a curva da doença não se elevará tão abruptamente, permitindo atendimento adequado a todos os que adoecerem por causa do vírus, que tem facilidade de propagação e pode levar à morte.