O Museu Casa Fritz Alt foi reaberto, nesta quarta-feira (13), depois de permanecer fechado por mais de uma década e ter recebido reforma e revitalização, com uma nova exposição que homenageia e retrata a história do artista plástico Fritz Alt. O espaço ficará aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 16h e a visitação é gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Denominada “Formas Biográficas”, a nova exposição conta com uma série de painéis que explicam e contextualizam as obras expostas, além dos processos criativos e de construção das peças. Uma linha do tempo detalha momentos marcantes da trajetória do alemão que chegou ao Brasil em 1922.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Um dos destaque da exposição é a Pietá, uma das obras mais emblemáticas do artista. A peça em gesso, que faz alusão à famosa escultura de Michelangelo, estará exposta no espaço que era o ateliê de Fritz Alt.

Continua depois da publicidade

O Museu Casa Fritz Alt fica em um acesso lateral, no começo da Rua Aubé, no bairro Boa Vista. A construção foi idealizada e projetada por Fritz Alt em 1946 e serviu como residência para ele e sua família até o falecimento do artista, em 1968. Em 1972, um Decreto Municipal tornou o imóvel um museu e, em 1975, o espaço foi aberto ao público.

A sede do Museu Casa Fritz Alt foi parcialmente fechada em março de 2010 depois de uma forte chuva danificar o telhado da edificação. 

Veja fotos do Museu Casa Fritz Alt, reaberto em Joinville

Importante artista alemão e “joinvilense”

Fritz Alt nasceu na Alemanha, em 1902. Por questões geopolíticas, migrou do país europeu ainda jovem, chegando ao Brasil em 1922. Fixou residência em Joinville depois de ter passado pelo Rio de Janeiro e São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

No município, passou a atuar como artista plástico. As obras podem ser vistas no Monumento ao Imigrante, que fica na Praça da Bandeira, no busto da Dona Francisca, na Rua das Palmeiras, e no mosaico da entrada da Biblioteca Pública Rolf Colin, além de outros lugares da cidade.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Jovem piloto faz testes e pode ser o primeiro joinvilense a correr na Stock Car

Com proposta da Série A, JEC não chega a acordo com Vagner Love e encerra negociações

Portos do Norte de SC ganham permissão para navios maiores e miram obra de R$ 290 milhões