A finalização da obra de alargamento da Praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, completa um ano em março de 2025. Através de fotos, é possível ver o desnível, ou “degraus”, da faixa de areia do local, em rastros deixados pela maior obra de engordamento já feita em uma praia da cidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O alargamento da praia trouxe um volume de 500 mil metros cúbicos de areia. Os trabalhos começaram em janeiro de 2024 e mudaram a paisagem de 3,38 quilômetros da orla, entre o costão do lado, chamado de Jurerê Internacional, até cerca de 50 metros do costão do trecho, conhecido como Jurerê Tradicional.
Os “degraus” na faixa de areia de uma das praias mais badaladas da cidade surgiram ainda em fevereiro, em meio às obras de engordamento. Na época, a prefeitura da Capital informou que a condição fazia parte do processo de conformação natural da nova praia, e surgiu por conta da força do mar.
Contudo, quase um ano depois, ainda é possível ver o desnível na faixa de areia de Jurerê. Em nota (veja abaixo), a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade também informou que os ”degraus” são esperados em função das movimentações das marés e das correntes marítimas. A prefeitura espera que haja uma reorganização natural, caso contrário, o órgão fará um trabalho de manutenção.
Continua depois da publicidade
A secretaria ainda diz que acompanha e verifica a necessidade de intervenção com equipamentos, entretanto, “ainda não houve essa necessidade”.
Veja as fotos da praia de Jurerê
Relembre como foi a obra de alargamento da Praia de Jurerê
A obra de alargamento na praia de Jurerê começou no dia 26 de janeiro de 2024, com o uso de uma draga, um tipo especial de embarcação que retira a areia do fundo mar. O projeto foi considerado o maior alargamento realizado na Capital, tendo sua faixa aumentada nos seus 3,38 quilômetros de extensão.
Segundo o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, a draga ficou localizada a um quilômetro da praia de Jurerê e funcionava 24 horas por dia. O material retirado do fundo do mar era colocado na cisterna, dentro da draga, e lançado na faixa da praia, aumentando a largura.
Continua depois da publicidade
O projeto previa um alargamento de 40 metros de faixa, com estabilização de 30 metros ao longo do tempo. A redução acontece devido ao processo natural da maré.
O projeto era para ter começado em setembro de 2023. Entretanto, segundo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o atraso aconteceu devido à licença ambiental que proíbe alargamento de praias durante o inverno, quando acontece a safra da tainha.
Outros alargamentos realizados na cidade
A praia de Canasvieiras foi a primeira a ser alargada. A obra foi inaugurada em janeiro de 2020. Ela teve a faixa de areia aumentada nos 2,34 quilômetros entre Canajurê e o trapiche, com um volume de cerca de 400 mil metros cúbicos de areia.
Depois disso, foi feito o engordamento da praia dos Ingleses, beneficiando os 2,87 quilômetros entre o Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Na obra, entregue em março deste ano, o volume dragado foi de aproximadamente 500 mil metros cúbicos.
Continua depois da publicidade
Veja a nota da prefeitura de Florianópolis na íntegra
“A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, informa que esses degraus nas praias beneficiadas com engordamentos como o caso de Jurerê são uma situação esperada em função das movimentações das marés e das correntes marítimas.
Espera-se que haja uma reorganização natural, caso contrário, faz-se um trabalho de manutenção, de modo que a secretaria acompanha e verifica constantemente a necessidade de intervenção com equipamentos. Mas ainda não houve essa necessidade”.
Leia mais
Imagens aéreas da praia de Jurerê impressionam com alargamento da faixa de areia
FOTOS: Após alargamento, degrau aparece na faixa de areia da praia de Jurerê em Florianópolis