Imagens feitas no Projeto Tamar, em Florianópolis, mostram a grande quantidade de resíduos plásticos encontrados no estômago das tartarugas marinhas de Santa Catarina. O fato, segundo a oceanóloga Juliane Rizzi, é um dos principais motivos que levam os animais a entrarem para a lista de ameaçados em extinção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Projeto Tamar estima que em torno de 6,4 milhões de toneladas de lixo marinho são descartados nos oceanos e mares a cada ano em todo o mundo. A ingestão de plásticos pode afetar a assimilação de nutrientes oriundo de alimentos, o que reduz a capacidade de sobrevivência das tartarugas marinhas.
— Hoje em dia são duas ameaças diferentes que as tartarugas têm: a pesca incidental, que acontece quando, sem querer, elas acabam presas na rede de pesca e morrem por afogamento; e resíduos plásticos, quando elas comem lixo pronto. A gente recebe muita tartaruga, por exemplo, com interação com a pesca, mas quando estão no centro veterinário em observação, elas defecam lixo — explica a oceanóloga.
Tartarugas-verdes presas em redes de pesca irregulares são resgatadas em praia de SC
Continua depois da publicidade
Um estudo conduzido por um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, concluiu que as tartarugas comem plásticos pois são atraídas pelo cheiro. “Essa descoberta é importante porque é a primeira demonstração de que o odor dos plásticos oceânicos faz com que os animais os comam”, diz a pesquisa.
Veja as fotos
Dia Mundial da Tartaruga Marinha
O Dia Mundial da Tartaruga Marinha é celebrado no dia 16 de junho. O objetivo da data é ressaltar a importância dos animais na cadeia ecológica do ecossistema e refletir sobre a conservação das espécies.
Em Florianópolis, o Projeto Tamar preserva quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil: a tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde e a tartaruga-oliva. A única que não está no local é a tartaruga-de-couro, a maior e a mais ameaçada de extinção entre todas as espécies.
Continua depois da publicidade
Espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil
- Tartaruga-cabeçuda – Vulnerável (classificação do MMA)
- Tartaruga-de-pente – Em Perigo (classificação do MMA)
- Tartaruga-verde – Quase Ameaçada (classificação do MMA)
- Tartaruga-oliva – Vulnerável (classificação do MMA)
- Tartaruga-de-couro – Criticamente em Perigo (classificação do MMA)
Veja as fotos das tartarugas
Leia mais
FOTOS: SC preserva espécie rara de tartaruga que era usada para fabricar joias no passado
Tartaruga de 24 anos morre em praia de SC após engolir anzol
VÍDEO: Tartaruga é resgatada de rede de pesca irregular na Baía da Babitonga