Após a confirmação do sinal verde, a World Surf League (WSL) realizou nesta terça-feira (18) o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com a participação dos maiores big surfers do mundo. O resultado foi o esperado: um verdadeiro show nas míticas ondas proporcionadas pelo Canhão de Nazaré. 

Continua depois da publicidade

Canhão desperta para a temporada de ondas gigantes no tempo das ondas gigantes em Portugal

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Bicampeão anterior do prêmio de melhor performance masculina, Lucas Chumbo ficou com a segunda colocação na categoria, assim como por equipes, no qual participou ao lado de Pedro Scooby. No feminino, a carioca Michelle des Bouillons ficou com a segunda colocação. 

Na categoria masculina, o francês Clement Roseyro ficou com a melhor nota em uma onda (7.50). O surfista arrancou ovação entre os presentes ao aplicar um aéreo com giro e completar um paredão com movimento perfeito. 

Franceses Clement Roseyro e Justine Dupont, além do português Nic von Rupp foram os grandes vencedores (Diego Guichard, NSC Total)

Clement venceu a competição por equipe ao lado do português Nic von Rupp. Na premiação, o surfista local puxou a bandeira de Portugal, destacou os treinamentos e agradeceu toda sua equipe. 

Continua depois da publicidade

– Tem sido com lágrimas e suor por 10, 15 anos. Quero agradecer todos esses caras que nos ajudaram. Nós colocamos tudo em risco esse ano. Significa muito pra nós. Isso aqui é por Portugal, vamos com tudo – comemorou. 

Ondas se aproximaram dos 20 metros (Diego Guichard, NSC Total)

No feminino, a francesa Justine Dupont arrasou e ficou com a melhor nota – com pontuação individual somente inferior a de Clement. Ela apareceu no palco para erguer o troféu com o filho no colo. Por conta da maternidade, ela não disputou a prova no último ano.

A competição contou com algumas lendas das ondas gigantes, como a própria Justine, que detém dois recordes entre as 10 maiores ondas já surfadas na história. 

Outro competidor com história na modalidade é o brasileiro Rodrigo Koxa, dono da segunda maior onda já surfada na história e registrada no Guinness Book. Ele encerrou na sexta posição ao lado do parceiro Vitor Faria.

Continua depois da publicidade

– O campeonato foi irado. Sempre que estamos disputando e se desenvolvendo no mar é assim. Mas foi alucinante pra todo mundo. O mar estava balançando, torto, mas vínhamos treinando muito esse tipo de onda. Foi divertido tentar dar o melhor em um mar bem doido. O Vitinho quebrou, meu parceiro, ficamos em sexto. Dá pra melhorar, bora pro próximo – disse Koxa para o NSC Total.

Natural de Florianópolis, Luiz Dantas aprovou o evento. Ele foi um dos juízes da competição. 

– Nazaré é sempre muito legal, atrai um público super curioso para ver as montanhas d’água. Esse ano teve bastante onda, até maior do que o ano passado. As performances super legais dos atletas, com um nível de manobra que a gente nem pensava há um tempo atrás. Bastante gente na praia, friozinho normal, mas é sempre show 

Cada membro da equipe alternou entre surfar e pilotar seu jet ski na prática de tow-in surfing. As equipes foram divididas em três grupos, com cada um participando de duas baterias de 40 minutos

A Praia do Norte ficou lotada com amantes do surfe ou das ondas gigantes sentados ou aglomerados em pé em busca do melhor local para assistir às provas. 

Continua depois da publicidade

Ranking final do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Equipes

  1. Nic von Rupp (POR) & Clement Roseyro (FRA) – 37.87
  2. Pedro Scooby (BRA) & Lucas Chianca (BRA) – 35.20
  3. Andrew Cotton (GBR) & Ben Larg (SCO) – 31.72
  4. Eric Rebiere (FRA) & Justine Dupont (FRA) – 30.17
  5. Ian Walsh (HAW) & Kai Lenny (HAW) – 28.13
  6. Rodrigo Koxa (BRA) & Vitor Faria (BRA) – 26.90
  7. Pierre Rollet (FRA) & Rafael Tapia (CHL) – 25.00
  8. Michelle des Bouillons (BRA) & Ian Cosenza (BRA) – 19.57
  9. Laura Crane (GBR) & Tony Laureano (POR) – 12.18

Masculino

  1. Clement Roseyro (FRA) – 21.83
  2. Lucas Chianca (BRA) – 18.67
  3. Ben Larg (SCO) – 16.63
  4. Pedro Scooby (BRA) – 16.53
  5. Nic von Rupp (POR) – 16.04
  6. Vitor Faria (BRA) – 15.69
  7. Kai Lenny (HAW) – 15.16
  8. Andrew Cotton (GBR) – 15.09
  9. Pierre Rollet (FRA) – 14.33
  10. Ian Walsh (HAW) – 12.97
  11. Rodrigo Koxa (BRA) – 11.21
  12. Eric Rebiere (FRA) – 11.11
  13. Rafael Tapia (CHL) – 10.67
  14. Tony Laureano (POR) – 7.47
  15. Ian Cosenza (BRA) – 6.54

Feminino

  1. Justine Dupont (FRA) – 19.06
  2. Michelle des Bouillons (BRA) – 13.03
  3. Laura Crane (GBR) – 4.71

Com cerca de 15 mil habitantes, Nazaré é uma localidade que se transformou graças ao turismo de surfe. A cidade ganhou notoriedade a partir de 2011, quando o surfista havaiano Garrett McNamara surfou uma onda colossal de 30 metros, estabelecendo um novo recorde mundial.

Continua depois da publicidade

A partir de então, explodiu o comércio local com ampla gastronomia para receber os turistas. Consequentemente, houve também um aumento drástico no preço dos alugueis.

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal