Mafra, cidade do Planalto Norte catarinense, continua embaixo d’água mesmo após dois dias sem registro de chuva. De acordo com boletim da Defesa Civil atualizado nesta manhã de quarta-feira (11), o nível do rio Negro passa dos 10 metros e o município ainda tem 530 desalojados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Há diversas áreas de alagamento na cidade, principalmente na Praça Miguel Bielecki, Vila Solidariedade, Vila Ferroviária, Vila Ivete e Buenos Aires. Além disso, há pontos alagados em áreas rurais, como Campo da Lança, Maurício Caillet, Bituvinha, Rio Preto, Rio Branco destino Butiá dos Carvalhos, Butiá do Lajeado sentido Pedra Fina, Bela Vista sentido Pedra Fina, todos esses pontuais.
De acordo com a prefeitura, a ponte sobre o rio da Lança, na Rua São João Maria, continua interditada, aguardando laudo da Defesa Civil. Da mesma forma, a ponte nas proximidades do Supermercado MIG da Vila Ivete está interditada, na Rua Annies Gualberto. Já na Vila Buenos Aires, ponte sobre o rio Bandeira na Rua São João e também a ponte sobre o rio Bandeira, na Rua Independência.
Das mais de 530 pessoas desalojadas, 200 estão em cinco abrigos do município e os demais em casas de familiares e vizinhos.
Continua depois da publicidade
Queda de barreiras em rodovias e novo alerta
Com relação às rodovias, na BR-116, há pontos de erosão próximo à pista, que estão sendo sinalizados, além de uma queda de barreira no acostamento. O local já foi devidamente sinalizado por equipes da concessionária Arteris.
Já na BR-280, há uma interdição parcial no km 103, na altura de São Bento do Sul, com passagem de veículos de forma lenta.
A Defesa Civil alerta para que os moradores das áreas sujeitas a alagamentos mantenham-se atentos ao nível do rio e aos comunicados. Se necessário, acione a Defesa Civil pelo WhatsApp (47) 99258-9112. Além disso, é importante evitar deslocamentos desnecessários e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.
Continua depois da publicidade
Imagens de drone feitas pela prefeitura da cidade mostram diversas ruas cobertas por água.
Leia também
Secretário de prefeitura de SC é preso suspeito de desviar mais de R$ 3 milhões do município
Servidor alvo da polícia atua na prefeitura de Joinville desde 95 e teve cargos de confiança