Ativa desde 1910, a Estação Ferroviária de Piratuba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, retornou em novembro deste ano com um tradicional passeio ferroviário catarinense: à Vila Maratá. Pausado há mais de seis anos, o roteiro comemorativo e temporário do Trem das Termas percorre 20 quilômetros entre ida e volta e tem duração de 1h30min, proporcionando aos passageiros “uma viagem no tempo e na história”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A locomotiva a vapor fabricada em 1913 nos Estados Unidos e responsável pelos demais passeios de trem em Piratuba, inicia o trajeto à Vila Maratá com o apito da Maria Fumaça 311 e passa por uma paisagem de pequenas propriedades rurais, sempre costeando o Rio do Peixe, afluente do Rio Uruguai que corta Santa Catarina de Norte a Sul.

A temporada é uma opção extra ao intervalo de pausa de outros dois passeios: Piratuba à Marcelino Ramos e de Marcelino Ramos à Vila Uruguai, que também fazem parte do Trem das Termas.

O passeio à Vila Maratá acontece nas quartas e aos sábados, com saídas às 14h e valores a partir de R$ 83,00 por pessoa (crianças entre 0 e 5 anos não pagam). Para comprar os ingressos e conferir a programação completa dos próximos passeios, acesse o site Passeios de Trem.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do Trem das Termas e do passeio à Vila Maratá

Piratuba e suas histórias interligadas pela ferrovia

Famosa pelas fontes de águas termais com temperaturas médias de 38°C, Piratuba também recebe anualmente milhares de visitantes que aderem ao turismo nos passeios do Trem das Termas.

Globo Repórter mostra cidade de SC que atrai milhares de turistas para águas termais

Sua história ferroviária data desde 1910, quando o espaço onde hoje se localiza a cidade começou a ser povoado por trabalhadores da empresa norte-americana Brazil Railway Company, responsável pela construção da Estrada de Ferro.

Com a conclusão do trecho, imigrantes de origens italiana e alemã migraram para a localidade, que foi elevada à categoria de distrito em 1923 e município em 1949.

Continua depois da publicidade

Leia também

A nova cara da Macuca, mais famosa locomotiva de Blumenau

Única Maria Fumaça de Natal da América Latina vai passar por Santa Catarina

Ônibus escolar cai em linha de trem e locomotiva precisa frear com emergência em SC