O frio chegou e, com ele, os leões-marinhos que se aproximam da costa de Santa Catarina nesta época do ano. Em Barra Velha, foram avistados pelo mergulhador Richard Montibeller, que aproveitou a proximidade para fazer um "ensaio fotográfico" dos animais. Richard fazia pesca submarina no dia 27 de maio quando encontrou quatro leões-marinhos no molhe da Praia Central, a cerca de um quilômetro da areia.

Continua depois da publicidade

 — Perto do inverno, eles aparecem aqui. Ficam nas pedras, onde tem peixe em abundância para eles e é bem calmo — comentou Richard. 

foto mostra leão marinho nas pedras
Animais marinhos ficam nas pedras, onde há acesso fácil aos peixes (Foto: Richard Montibeller, Arquivo Pessoal)

Richard é morador de Barra Velha e já havia encontrado com os leões-marinhos no ano passado. Ele lembra que, no inverno de 2019, a "visita" foi um pouco mais cheia de surpresa: ele estava mergulhando quando os colegas que estavam na lancha começaram a chamá-lo para voltar para a embarcação. Quando saiu da água, descobriu o motivo: estava sendo perseguido pelos leões-marinhos.

— Eles são amistosos, mas são curiosos. E, se você estiver carregando peixes, podem vir atrás de você por causa disso — explica ele. 

O leão-marinho é um mamífero e está no topo da cadeia alimentar. Ele geralmente é encontrado na região costeira da América do Sul, com colônias reprodutoras na costa do Uruguai, Argentina e nas Ilhas Malvinas. Nesta época do ano, deixam suas colônias e vêm para o Sul do Brasil por causa do alimento e para encontrar descanso. Os machos adultos podem chegar a 2,6 metros de comprimento e pesar até 350 quilos. As fêmeas podem atingir 2 metros de comprimento e pesar cerca de 144 quilos. 

Continua depois da publicidade

foto mostra leões marinhos nas pedras
Eles vivem em colônias em outros países mas, às vezes, são trazidos por correntes marítimas para SC (Foto: Richard Montibeller, Arquivo Pessoal)

A espécie já esteve ameaçada de extinção, mas, com as políticas de proteção ambiental, atualmente a população está dentro dos padrões de normalidade. Mesmo assim, é importante preservá-los, além de manter distância dos animais e evitar fazer fotos com flashes, para não estressá-los. Quem avistar um destes mamíferos na praia, deve acionar a equipe do PMP-BS pelo 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o telefone funciona diariamente das 8h às 17h30. É preciso informar o local de encalhe do animal e um ponto de referência.