O Lago Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atingiu níveis históricos. Nesta quarta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil da cidade, o nível atingiu 3,17 metros, o maior desde 1941, quando Porto Alegre sofreu uma enchente histórica. Conforme as informações do g1, a cota de inundação na região do cais é de 3 metros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Fotos do local mostram a água invadindo a orla, por cima da contenção (veja abaixo). Além da chuva, rajadas de vento também afetam o Rio Grande do Sul, devido à formação de um ciclone extratropical que passa pela costa gaúcha.
Na segunda (25), a prefeitura fechou as comportas do sistema de proteção contra enchentes. Ao todo, são 14 comportas, 23 casas de bombas e 24 quilômetros de diques externos e internos. Mesmo assim, apesar da estrutura, a água começou a vazar por volta do meio-dia desta quarta. Funcionários da prefeitura precisaram colocar sacos de areia no local para evitar a passagem da água.
A partir desta quarta-feira, o ciclone se afasta da costa brasileira em direção ao alto-mar, mas deve continuar causando fortes ventos no Estado gaúcho. A previsão é que o volume de chuvas, que causou diversos alagamentos no Rio Grande do Sul, reduza significativamente, apesar da possibilidade de queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Tragédia no Rio Grande do Sul
Segundo o g1, o número de mortes confirmadas causadas pelas enchentes já chega a 50. Ao todo, 107 municípios foram afetados e mais de 22 mil pessoas ficaram desalojadas.
Em Porto Alegre, o mês de setembro deste ano é o mais chuvoso em mais de 100 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja fotos do Lago Guaíba:
Leia mais
Após ciclone, temperaturas despencam e SC amanhece com frio “congelante” nesta quinta
FOTOS: Ressaca transforma visual das praias de Florianópolis