Durante a manhã deste domingo (25) a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência por conta do grande volume de chuva que atingiu a cidade neste fim de semana. Nas últimas 24 horas, a região registrou um acumulado de 215 milímetros de chuva e cerca de 50 ocorrências até o meio-dia deste domingo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, foram 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvore e 23 alagamentos a residências. Na noite de sábado (24), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com o suporte de grupos de jipeiros, foram acionados para fazer a remoção de 70 pessoas que estavam ilhadas no Terminal Central.

O número de bairros mais atingidos também aumentou de sábado para domingo. Entre as localidades mais afetadas estão Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

Veja imagens da chuva em Joinville

Continua depois da publicidade

Na manhã deste domingo, o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin realizaram uma reunião do Gabinete de Crise para o acompanhamento da situação da chuva volumosa que atingiu Joinville. Foi durante esta reunião que ficou definida a necessidade de decretar situação de emergência.

Com previsão de mais chuva, Joinville segue em atenção

Para a tarde de domingo (25), a previsão é de chuva contínua. Está previsto um volume entre 30 e 50 milímetros. Por isso, a cidade segue em estado de alerta.

As equipes das Unidades Regionais de Obras estão atuando em regime de plantão com equipamentos para dar suporte aos atendimentos da Defesa Civil, incluindo retroescavadeiras e caminhões.

Por questão de segurança, o Museu de Sambaqui e o Museu Fritz Alt permanecerão fechados neste domingo. Além disso, a Feira de Adoção de Animais promovida pelo Centro de Bem-estar animal foi cancelada.

Continua depois da publicidade

Até o momento, todas as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos, não sendo necessária a montagem de abrigo emergencial. Caso haja demanda, a Prefeitura está com o planejamento preparado para ativação.

Leia também

Joinville vive cenário epidêmico da dengue igual ao enfrentado em 2023

VÍDEOS: Cidades do Norte de SC ficam embaixo d’água após chuva intensa

Homem se afoga e socorristas têm dificuldade em encontrar corpo por causa da chuva em Garuva