Um vulcão entrou em erupção neste domingo (14) no sudeste da Islândia, perto da cidade de Grindavik. A lava expelida já chegou na cidade, e está destruindo as casas, segundo a Agência Meteorológica da Islândia (IMO, na sigla em inglês). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a imprensa do país, a atividade sísmica se intensificou durante a noite, fazendo com que os moradores fossem retirados de suas casas por volta das 3h no horário local (0h em Brasília). Esta é a quinta erupção vulcânica na Islândia em quase três anos. A última ocorreu em 18 de dezembro na mesma área.

No momento, todos os residentes de Grindavik já saíram da cidade, mas um grupo de ovelhas ainda está em currais na região, protegidos por barreiras que impedem que a maior parte da lava chege ao centro da cidade.

Brasileira relata tensão após erupção do vulcão

Na última erupção vulcânica na Islândia, em dezembro do último ano, Jéssica Costa, a brasileira que mora há quatro anos no país precisou deixar sua casa em Grindavik para se proteger. A chef de cozinha, que na ocasião estava grávida de nove meses relatou que estava tensa com a situação.

Continua depois da publicidade

Naquela erupção a lava não chegou a atingir a cidade, segundo as autoridades islandesas. Até o momento ainda não há informações se a lava atingiu a casa de Jéssica Costa e sua família.

Veja as fotos da lava do vulcão

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Os 7 maiores abalos sísmicos e terremotos que já atingiram Santa Catarina

“Estou em choque”, diz brasileira após vulcão entrar em erupção na Islândia