O Parque Malwee, um dos principais pontos turísticos de Jaraguá do Sul e da região Norte de Santa Catarina, completa nesta sexta-feira (27) 46 anos de fundação. O espaço possui 1,5 milhão de metros quadrados e é considerado uma das maiores áreas de preservação ambiental do Estado. Mais de 10 mil pessoas costumam visitar o local aos finais de semana.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O espaço, além de um cenário verde arrebatador, possui atrações para visitantes de todas as idades: parque infantil, infraestrutura completa para eventos com churrasqueiras, trilhas para caminhadas, pista de bicicross, passeio de pedalinhos na lagoa, áreas de contemplação, museu e dois restaurantes de gastronomia típica alemã – com aquele chopp gelado.
Maestro lança vaquinha online para trazer alunos da África para festival de música em SC
O local ainda é frequentemente usado para aulas de yoga, campeonatos esportivos e demais atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. O parque possui 16 lagoas e uma extensa lista de espécies de flora, que ficará ainda maior neste final de semana. A equipe do Instituto Malwee, do Grupo Malwee, vai realizar o plantio de 500 mudas de árvores neste sábado (28): Gramixama, Araçá, Jabuticaba, entre outras espécies. A ação é comemorativa aos 46 anos do parque e pelo Dia da Árvore, celebrado no último 21 de setembro.
Continua depois da publicidade
Mas será que você conhece todas as curiosidades deste gigante parque de Santa Catarina? Saiba ainda mais sobre o espaço.
Veja fotos do Parque Malwee das décadas de 70 e 80
Conheça 10 curiosidades sobre o Parque Malwee
- O Parque Malwee foi fundado em 27 de setembro de 1978, no mesmo dia do aniversário de 61 anos do seu fundador, o empresário da então Malwee Malhas (hoje Grupo Malwee), Wolfgang Weege. Na festa de inauguração, o fundador encenou a chegada dos seus antepassados ao Brasil na lagoa do próprio parque. Trajados com roupas da época, a família Weege cruzou uma das lagoas a bordo de um barco que representava o veleiro Lord Brougham, que trouxe a família, em 1868, ao Brasil.
- Antes disto, o processo de criação do parque levou cinco anos. Desde o mapeamento e aquisição dos terrenos, plantio de árvores, até sua inauguração, no ano de 1978. O espaço, anteriormente, era um campo aberto com arrozais.
Continua depois da publicidade
- O parque, mantido pela iniciativa privada através da Família Weege, sempre teve entrada gratuita para toda a comunidade. Funciona todos os dias, das 6h às 22h, e está localizado na Rua Wolfgang Weege, 770, no bairro Parque Malwee.
- O Parque Malwee possui várias referências dos países que o fundador Wolfgang Weege visitou. Foram trazidas sementes de diversas espécies, como o Pinus Japonês, além de árvores e palmeiras originárias da Polinésia Francesa, limoeiros raros, coco-anão, nozeira pecan, flamboyant, cerejeira, araucárias e uma grande plantação de palmeiras.
- Atualmente, o espaço conta com mais de 35 mil árvores, entre elas as espécies exóticas trazidas de outros países, mas a maioria são espécies nativas do bioma da Mata Atlântica. O espaço ainda recebe centenas de espécies de aves — uma avifauna considerada elevada por especialistas, uma vez que o parque está dentro de um centro urbano.
- O empresário fundador do parque, durante uma viagem à China, teria ficado comovido com o regime ditatorial da época no país. Para lembrar que a liberdade é o bem mais precioso, Wolfgang Weege encomendou ao escultor pomerano, Erwin Curt Teichmann, uma réplica da Estátua da Liberdade, que até hoje está localizada em uma das 16 lagoas. O mesmo escultor também criou a famosa estátua da costureira, entregue no ano de 1981. O parque ainda conta com outras 30 estátuas.
Continua depois da publicidade
- São 16 lagoas espalhadas pelo parque. Antigamente, havia um período do ano que a pesca era permitida na lagoa principal, que possui 100 mil metros quadrados. Inclusive, já foi pescada uma carpa de aproximadamente 25 kg! Atualmente a pesca não é liberada, mas os visitantes podem aproveitar as lagoas com os passeios de pedalinhos.
- O Parque Malwee abriga o maior mosaico em painel da América Latina. A obra foi inspirada na história dos 100 anos da Firma Weege (atualmente o Grupo Malwee). Ao todo, são 1 milhão e 850 mil peças, 14 painéis e 600 metros de extensão. A obra foi criada pelo artista plástico Paulo David, conhecido como Paulico, de Jaraguá do Sul.
- O empresário Wolfgang Weege faleceu no dia 16 de maio de 1987 e suas cinzas foram depositadas em um pantheon dentro do parque, que conta com um busto do empresário. O local pode ser acessado pelos visitantes.
- Uma das atrações preferidas da criançada é um projeto paisagístico em formato de labirinto, que foi idealizado para aguçar o senso de direção dos pequenos. Eles podem se perder à vontade até chegar ao centro do labirinto — onde rendem belas fotos!
Continua depois da publicidade
Veja mais fotos do Parque Malwee
Leia mais
Marca de SC desenvolve malha que captura gás carbônico e elimina CO2 na lavagem
Homem que matou ex com 28 facadas é condenado a 26 anos de prisão no Norte de SC