Há 50 anos, o Sul de Santa Catarina vivia a maior enchente registrada na história. A última semana de março de 1974 ficou marcada em Tubarão por cenas de destruição, mortes e prejuízos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As chuvas intensas começaram a atingir a região Sul do Estado em uma sexta-feira, 22 de março de 1974. A partir dali, o nível do Rio Tubarão não parava de subir. No domingo, dia 24, ruas estavam alagadas e moradores viram a água invadir suas casas em instantes.

Na noite daquele dia, a energia elétrica foi interrompida. Tubarão ficou sem comunicação. E as chuvas persistiram até o dia 27 de março, quando o sol finalmente voltou a aparecer.

Os jornais da época, resgatados pela Fundação Municipal de Cultura em conjunto com o Arquivo Histórico de Tubarão, retratam mais de 50 mil desabrigados em uma cidade de 70 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Oficialmente, 199 corpos foram identificados no município. No entanto, é possível que esse número seja maior, uma vez que vítimas podem ter perdido a vida sem identificação.

Outras cidades do Sul também foram afetadas pela enchente de 1974. O centro de Criciúma, por exemplo, ficou completamente alagado.

Leia também

Homem morre após ser atropelado duas vezes na BR-101, no Sul de SC

Quem são as herdeiras de duas das maiores carboníferas de SC