O frio extremo que atingiu a Serra catarinense na madrugada desta segunda-feira (1º) deixou os campos branquinhos e cobertos de geada. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, a mínima chegou a -6,62ºC, segundo a Epagri/Ciram. Também houve temperaturas negativas em Urupema, com -6,22ºC, Urubici com -5,24ºC e São Joaquim, com -4,45ºC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Já o famoso Caminhos da Neve, em São Joaquim, considerada uma das regiões mais frias do país, marcou mínima de –6,5ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O local também registrou geada nesta segunda.
A semana começa com previsão de frio e risco de geada ampla em toda Santa Catarina. O motivo é a forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o Sul do Brasil, causando frio extremo, conforme o Inmet.
Por conta disso, o Inmet emitiu um alerta laranja para onda de frio, vigente até às 8h de terça-feira (2). O alerta engloba todo o Rio Grande do Sul e metade de Santa Catarina. Uma das preocupações é com a possível ocorrência de geada negra, que pode acarretar na perda de plantações.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos do frio em SC
Frio segue nos próximos dias
A previsão para os próximos dias, segundo a Epagri/Ciram, é de frio. Na terça-feira (2), as temperaturas seguem baixas ao amanhecer, com formação de geada especialmente nas áreas altas da Serra.
Na quarta-feira (3), as temperaturas serão mais elevadas. Conforme o órgão de monitoramento, o dia será de sol com aumento de nuvens ao longo das horas, devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo litoral catarinense. Já na quinta-feira (4), haverá presença de nebulosidade variável com aberturas de sol e condição de chuvas isoladas no Estado.
Leia mais
SC amanhece “congelante” e mais de 30 cidades registram temperaturas abaixo de zero
Semana começa gelada em Blumenau e termômetro registra 4,1°C na cidade
Região de SC pode ser novo eldorado com reativação de aeroporto após décadas