Uma baleia da espécie Bryde está encalhada viva na Praia do Campo Bom em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca foi acionado por um pescador na manhã dessa quinta-feira (13) e, desde então, a equipe segue no local estudando a melhor forma de salvá-la.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Trata-se de um animal jovem, com aproximadamente sete metros de comprimento — informou Karina Groch, diretora do projeto ProFRANCA do Instituto Australis.
Cabines de autoatendimento são disponibilizadas na BR-101 no Sul de SC
A primeira avaliação veterinária mostrou que a baleia estava com boa respiração e condição corporal. Ao longo da quinta-feira, foi monitorada a frequência respiratória e mantida a pele molhada, já que a incidência de sol pode provocar queimaduras.
Continua depois da publicidade
O monitoramento e cuidados foram realizados pelas equipes do protocolo, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, de voluntários e da comunidade local.
Com apoio de uma embarcação de pesca local e um jet ski, uma tentativa de desencalhe foi feita no fim da tarde de quinta, mas sem sucesso. As equipes seguem no local avaliando a possibilidade de uma nova tentativa de desencalhe nesta sexta-feira (14).
Sobre a espécie da baleia encalhada
As baleias Bryde são consideradas grandes, podendo atingir até 15,5 metros de comprimento. Já o peso pode passar de 26 toneladas. Em média, os filhotes nascem com quatro metros de comprimento e pesar até 700 quilos.
As fêmeas são maiores que os machos. Outra característica marcante da espécie é que ela possui três quilhas na cabeça. A coloração normalmente é um padrão de cinza escuro, com o ventre mais claro.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto Australis, esses animais normalmente viajam solitários ou em pequenos grupos, já que a espécie não realiza migrações, e é uma das poucas que não está considerada em perigo de extinção.
Veja fotos do resgate
Leia mais
Pedágio fica mais barato no trecho Sul da BR-101 a partir desta quinta-feira
Bebê de quatro meses morre engasgado com leite materno no Sul de SC
Suspeitos de espancar e enterrar homem vivo são presos em SC