Se você estiver em Joinville, não é preciso consultar o calendário para saber quando começa a primavera. Basta olhar para as ruas e observar as flores dos ipês amarelos. Para o apreciador da beleza natural, a recomendação é fotografar o quanto antes, porque a florada dura pouco tempo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Existem diversas espécies de ipês e cores também, com floração amarela, roxa, rosa e branco. A incidência ocorre em todo o Brasil, mas existe uma espécie que é mais comum no Sul do país.

Veja fotos dos ipês em Joinville

— O tipo com incidência na região de Joinville é a Handroanthus albus, com a flor amarela. É uma árvore que tem um valor paisagístico altíssimo, principalmente por causa da beleza da floração. Além disso, é muito utilizada também para educação ambiental nas escolas em plantios simbólicos — explica Emidio Moraes, engenheiro florestal.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, a espécie ganhou espaço em ruas e nas casas dos moradores, principalmente, por conta de campanhas que incentivaram o plantio há alguns anos. Quem acompanhou a ação sempre lembra do jornalista José Eli Francisco como um dos protagonistas desse movimento, ocorrido entre os anos de 1980 e 1990. A árvore, no entanto, requer alguns cuidados para plantio e conservação.

— Recomendo o ipê amarelo para arborização urbana, com cuidado, com poda certa e plantio no lugar certo, porque pode chegar a até 20 metros de altura. É linda, valoriza a cidade principalmente em praças e parques, em que não há restrições de fiação, por exemplo — comenta Emidio.

Sobre a floração, o especialista recomenda agilidade aos amantes da observação e fotografia, pois a beleza é passageira.

— A floração começa no início da primavera e é rápida, dura aproximadamente duas semanas no geral. É até possível encontrar um ou outra árvore com floração tardia, mas essa floração também vai durar o mesmo período, com até 15 dias em média — finaliza.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Ponte entre duas cidades de SC, para reforçar turismo e “encurtar” 35 km, terá projeto

Redução de passageiros nos ônibus em Joinville ocorreu também entre quem tem gratuidades

Qual o avanço do emprego na indústria em SC em 2024; confira cidades que mais abriram vagas