Um filhote de cachorro-do-mato provocou uma explosão de fofura na internet nesta segunda-feira (23). A enxurrada de mensagens começou logo após a Polícia Militar Ambiental compartilhar nas redes sociais fotos do resgate do animal (veja na galeria abaixo).
Continua depois da publicidade
O bichinho foi encontrado na semana passada em Itajaí, desorientado, no meio da rua. Ele recebeu os primeiros atendimentos no Zoo de Balneário Camboriú. Mas, como todo bebê, precisa mamar e foi transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de SC (Cetas), em Florianópolis.
“Que coisinha mais linda. Olha que se eu acho um desses, não devolvo não”. “Deus me defenda de achar uma figura dessas por aí, vai virar crime ambiental! Tô brincado, tá?”. “Tô apaixonada por um doguinho do mato”. “Se achar um finjo que é dog e adoto. Brincadeira, mas a tentação é grande”, foram algumas das mensagens bem-humoradas que inundaram o perfil da PM no Instagram.
Veja as fotos do cachorrinho-do-mato
Continua depois da publicidade
O animal, que é da espécie Cedocyon thous, passou por exames e apresenta sinais clínicos sugestivos de problema neurológico. A equipe veterinária aguarda os resultados para saber se é algo transitório, resultado de uma queda, por exemplo, ou indicativo de alguma doença.
A PM Ambiental chegou a fazer uma varredura na região onde o cachorro-do-mato foi encontrado. O objetivo era encontrar a mãe ou a toca do animal, mas não localizaram. Para evitar que o bebê fosse alvo de algum predador, a decisão foi por recolhê-lo.
Só após essa análise o futuro do filhote será decidido. Apesar de fofo e da semelhança com um cachorro doméstico, o animal não pode ser levado para casa. Manter animal silvestre como bicho de estimação configura crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Leia mais
O que explica resgate a 42 metros de altura e debaixo de chuva em hospital de Blumenau
Cobra para o trânsito em Indaial e chama atenção pelo comprimento; veja vídeo
Top model do interior de SC é reconhecida como revelação de 2024 no mundo; veja fotos