Fiéis se reuniram cedo nesta quinta-feira (30) para colorir o Centro de Blumenau com os tapetes destinados à procissão de Corpus Christi. A movimentação começou às 5h na Catedral São Paulo Apóstolo e com o avançar das horas as ruas Padre Jacobs, Curt Hering, Paul Hering e XV de Novembro foram ganhando dezenas de imagens sobre amor e fé.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí por WhatsApp

De acordo com o padre Marcelo Martendal, cerca de 200 voluntários se mobilizaram para preparar os 500 metros de tapetes, considerado uma tradição no Brasil. A missa ocorreu às 9h e a procissão estava marcada para as 10h. Imagens do fotógrafo Patrick Rodrigues mostram como ficaram os desenhos pelo chão na região central da cidade (veja galeria abaixo).

Veja fotos dos tapetes

Continua depois da publicidade

Na igreja católica, o feriado de Corpus Christi celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos. Uma tradição desta data são as procissões pelas ruas, com tapetes feitos a partir de areia e serragem decorando.

Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez em 1247, na Diocese de Liége. Em seguida, o Papa Urbano IV instituiu a celebração numa bula publicada no dia 8 de setembro de 1264.

Leia mais

O que abre e fecha no feriado de Corpus Christi 2024 em Blumenau

Assaltantes invadem casa em Blumenau, roubam várias armas e um bandido acaba morto