A experiência que a Villa Francioni proporciona é tema principal da exposição, na Galeria de Arte da vinícola localizada no município de São Joaquim. Intitulada “BACO”, a mostra reúne um conjunto com 12 painéis fotográficos em grandes formatos que retratam a experiência do artista e fotógrafo gaúcho Tonico Alvares, na produção dos vinhos e espumantes no interior das caves da pioneira dos vinhos de altitude da Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Veja fotos da Exposição Baco
Quem é Tonico Alvares
Tonico Alvares é fotógrafo brasileiro cuja obra gráfica tem alcance internacional. Nasceu no Rio Grande do Sul e está há pouco tempo em Florianópolis, onde mantém seu estúdio. O artista já participou de mostras coletivas na França e Uruguai e realizou exposições individuais em Estocolmo na Suécia e em importantes museus e galerias de Porto Alegre.
Para captar a essência do tema que fotografa, Tonico faz imersões de pesquisa nos mais inusitados ambientes, como nos populares lugarejos do Afeganistão e da Índia.
Continua depois da publicidade
Safra de pinhão na Serra Catarinense tem estimativa de 5,7 mil toneladas
— Recentemente peregrinei pela Serra Catarinense em busca de inspiração, encontrei-a com facilidade no rico e diversificado universo da produção dos vinhos na Villa Francioni. Conheci os espaços, percorri todos os caminhos da ciência e da arte da enologia, fotografando, passo a passo, o processo de vinificação — conta Tonico sobre a exposição Baco.
Das centenas de imagens capturadas, o fotógrafo selecionou 12 que sintetizam a temática e integram sua mais nova exposição individual.
— As fotografias são o registro das baixas luzes do ambiente e da pós-produção para a abertura das cores. Como resultado, uma celebração gráfica do deus do vinho diretamente das caves. O título da exposição não poderia ser outro: ‘BACO’, o deus do vinho e da alegria na mitologia greco-romana — finaliza o artista.
A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas, se encantou com a exposição que marca detalhes da produção de vinhos e espumantes da vinícola.
Continua depois da publicidade
— A oportunidade de acompanhar o processo criativo de um artista é uma experiência única, mas ser a inspiração para esse processo é algo que ficará marcado na nossa memória — enfatiza.
A empresária ainda conta que o tema encantou tanto, que 20 estudantes de 13 a 15 anos da escola municipal EEBM Maria Aparecida Nunes, de São Joaquim, tiveram um encontro especial com o fotógrafo da mostra.
— Além de conhecerem o conjunto com 12 painéis fotográficos em grandes formatos que retratam a experiência do artista na produção dos vinhos de altitude da Serra Catarinense, os alunos também colocaram a mão na massa em uma oficina, com folhas e lápis para que possam praticar o que aprenderam com o artista — explica ela.
Para Tonico Alvares, essa atividade com os alunos é mais uma maneira de passar conhecimento adiante.
— É muito gratificante demonstrar através da arte, seja pela fotografia ou desenho das crianças, esse rico e diversificado universo da produção dos vinhos. Um universo que faz parte da riqueza econômica e social do município em que vivem — disse.
Continua depois da publicidade
A exposição “BACO” tem visitação gratuita e estará aberta à visitação até 7 de julho.
Leia mais
VÍDEO: Serra do Rio do Rastro registra filas após interdição da BR-101 em SC
Relator do caso Seif no TSE foi “algoz” de Bolsonaro e ajudou Jorginho