A Avenida Beira-Rio, no Centro de Blumenau, foi o local escolhido para abrigar uma exposição sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil, comemorado nesta quinta-feira (25). O espaço às margens do Itajaí-Açu não poderia ser mais simbólico: ali desembarcaram os primeiros colonizadores da cidade que tem o DNA marcado pela cultura germânica até hoje.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Os painéis artístico-culturais são assinados pelo artista plástico Luiz Bernardes, nascido e apaixonado por Blumenau. Com a bagagem de quem já registrou os 200 anos do nascimento de Dr. Blumenau, fundador da cidade, e também o bicentenário de Fritz Müller, naturalista que levou o nome do município ao mundo, ele diz que assinar a exposição é motivo de gratidão.
O trabalho levou seis meses para ficar pronto e, agora, leva para a rua o que antes estava cravado nos livros. São, ao todo, 109 painéis, contando a transformação vivenciada por Blumenau a partir da chegada dos imigrantes alemães, com reflexos diretos na economia, cultura e hábitos ainda presentes na cidade (confira galeria abaixo).
Continua depois da publicidade
Na Beira-Rio estão 70 painéis, com um sistema de iluminação individual de refletores a luz solar para permitir a leitura à noite. Os adesivos em alta resolução têm uma camada protetora antivandalismo e resistente ao sol. Os outros 39 painéis estão expostos nos varandões da prefeitura de Blumenau.
Leia mais
Saiba como falar o nome alemães das ruas de Blumenau
Onde nasceu Dr. Blumenau: conheça a cidade de Hasselfelde
Documento mostra quais foram os 310 primeiros imigrantes da Colônia Blumenau