O inverno começa oficialmente na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, às 17h51. E com ele chega a alta temporada do turismo para Serra Catarinense, que além do frio, tem como atrativo suas belas paisagens, bons vinhos de altitude e a excelente gastronomia. Para divulgar, fomentar e incentivar o turismo na Serra Catarinense, o governo do Estado apresentará o projeto Estação Inverno, de 20 a 23 de junho, com entregas e eventos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com a chegada da estação mais fria do ano, a economia na região fica aquecida. Dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense, apresentados pela Fecomércio, indicam melhora do faturamento das empresas catarinenses, em julho e agosto de 2023.
Com 231 mortes, cobertura vacinal da dengue não avança em Santa Catarina
A pesquisa apontou também, que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria, que também apresenta uma maior procura desde 2017. Além disso, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, que representam um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, com a melhoria da economia, também houve um crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%.
Para o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o turismo de inverno tem se transformado em uma grande fonte de investimento do Governo.
— Temos todas as características que o turismo busca para aproveitar o frio e desfrutar de uma boa alimentação. São atrativos para todos os bolsos e gostos da Serra ao Litoral e isso tem chamado cada vez mais visitantes ao nosso Estado. Além disso, o governador Jorginho Mello tem desenvolvido ações em várias áreas do governo para melhorar a infraestrutura das cidades da Serra — disse o secretário Neiva.
Lançamento do Estação Inverno
Entre estas ações está o Estação Inverno, projeto que visa fomentar e incentivar o turismo na Serra Catarinense, e que será apresentado de 20 a 23 de junho na região pelo governador Jorginho Mello, através de entregas e eventos.
Continua depois da publicidade
A agenda do governador inicia na quinta-feira (20), com visita às cidades de Bom Jardim da Serra e Urupema. O roteiro continua na sexta-feira (21), em Lages, com o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc, às 10h, na Associação Empresarial de Lages (ACIL). À tarde, será inaugurada a usina fotovoltaica da Celesc.
Na noite de sexta-feira (21), acontecerá a apresentação da Estação Inverno, na vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, para divulgar as potencialidades da Serra a jornalistas e demais convidados. No sábado (22), o governador entrega equipamentos de agricultura, também no município de São Joaquim.
— Temos ações sendo feitas em diferentes áreas, como reforço na segurança pública, no saneamento básico e na energia elétrica para potencializar e trazer novos investimentos para os moradores e turistas. Santa Catarina também sabe receber bem no inverno. Temos o frio, pousadas, vinhos, queijos, maçã e muitos outros produtos locais e precisamos mostrar ainda mais tudo isso para o Brasil e para o mundo, e a Estação Inverno cumprirá essa missão — destacou o governador Jorginho Mello.
Veja fotos da Estação Inverno
Continua depois da publicidade
Leia mais
Influencer que perdeu lábio em harmonização facial fará cirurgia de reconstrução em SC
Saiba como funcionará a primeira vacina brasileira contra a dengue