A paisagem da praia de Jurerê, em Florianópolis, mudou nesta quinta-feira (11): tubos e equipamentos começaram a chegar para a obra de alargamento da faixa de areia. Essa obra, que deve custar cerca de R$ 25 milhões aos cofres públicos, já deveria ter começado em setembro, e sido concluída nesta temporada, mas o projeto atrasou.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora, a nova expectativa da prefeitura é que a intervenção comece entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, e leve 60 dias para ser concluída.

Em Jurerê, no Norte da Ilha, alguns pontos já não tem mais faixa de areia. Onde tem, o espaço é disputado pelos banhistas, já que a praia é uma das mais famosas da Capital.

Terceiro alargamento em Florianópolis

O alargamento da praia de Jurerê é o terceiro feito em Florianópolis. O primeiro foi em Canasvieiras, também no Norte da Ilha, em 2020. Em seguida, a praia dos Ingleses teve a faixa de areia engordada, no começo de 2023.

Continua depois da publicidade

Em Jurerê, devem ser alargados 3,3 quilômetros de orla. Com a conclusão da intervenção, a faixa de areia deve passar a ter 45 metros no começo, e depois variar de 30 a 35 metros. Essa redução acontece devido ao processo natural da maré, e já é previsto no projeto.

Fotos mostram primeiros equipamentos na orla de Jurerê

Leia mais

Alargamento da faixa de areia em Jurerê, em Florianópolis, está atrasado

Prefeitura de Florianópolis terá que retirar construções ilegais que invadam Praia de Jurerê