O Centro de Florianópolis amanheceu nesta quarta-feira (18) com menos gente nas ruas e parte do comércio fechado, mas ainda distante de atender por completo as medidas determinadas pelo governo de Santa Catarina para conter o coronavírus.
Continua depois da publicidade
Na noite desta terça, o governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em Santa Catarina depois que o Estado passou a ter transmissão comunitária do vírus – quando não é possível determinar a origem da contaminação.
O decreto prevê, entre outras medidas, a proibição do transporte de ônibus municipal, intermunicipal e interestadual, além do fechamento de bares, restaurantes, shoppings e todo o comércio que não seja considerado de serviço essencial por sete dias.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
No entanto, no Terminal Rita Maria, no Centro da Capital, ônibus chegavam e partiam normalmente de outras cidades e estados no começo da manhã desta quarta. Apenas a empresa Catarinense tinha suspendido as viagens.
Continua depois da publicidade
Os ônibus de transporte coletivo municipal também operavam normalmente. A Prefeitura de Florianópolis, após o decreto do governo estadual, informou que suspenderia o transporte público na Capital na quinta-feira.
No calçadão da Felipe Schmidt, a movimentação se assemelhava a um dia de sábado: menos movimento que o normal, mas parte das lojas ainda seguia aberta. Em outras, funcionários chegavam para trabalhar e saiam em seguida. As agências bancárias centrais estavam fechadas.
Governo espera adaptação ao longo do dia
O governo catarinense admitiu que conta com um período de adaptação por parte das empresas, mas espera que isso aconteça ainda ao longo desta quarta-feira. O governo também esclareceu que as medidas entraram em vigor automaticamente com a publicação do decreto e que não há necessidade de que as empresas sejam notificadas para suspender as atividades. A orientação é para que as pessoas evitem ao máximo sair de casa.
— A efetividade da medida abrange todo o Estado e já entrou em vigência. As empresas não precisam ser notificadas para que interrompam suas atividades. O decreto tem aplicação imediata. É preciso que ao longo do dia de hoje (quarta) as empresas interrompam suas atividades, no que se refere ao transporte — declarou o secretário de Infraestrutura de SC, Thiago Vieira, em coletiva durante a manhã de quarta.
Continua depois da publicidade
> Saiba como ficam ônibus, comércio e bancos com decreto emergencial em SC
Casos em SC
Até o início da tarde desta quarta, a última atualização de casos de coronavírus em Santa Catarina indicava sete casos confirmados. No entanto, o próprio governo estadual afirma que esse número é maior, e aguarda a validação das informações pelo Ministério da Saúde para divulgar o número atualizado. O governo também informou que a transmissão comunitária do coronavírus foi identificada no Sul catarinense.
Fotos do Centro de Florianópolis:



