Usando um drone, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) flagrou uma embarcação industrial realizando pesca ilegal na quarta-feira (19), em Florianópolis. A operação foi realizada após denúncias de atividades suspeitas na região.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Imagens feitas pelo drone mostraram a embarcação pescando isca viva a menos de uma milha náutica da costa. O local é proibido pela Portaria SEAP nº 24/2018 durante a safra da tainha.

A Polícia Militar Ambiental lavrou um boletim de ocorrência criminal e a embarcação foi autuada por pesca em local proibido, resultando em uma multa de R$ 80 mil. A embarcação e a rede utilizadas na atividade ilegal foram apreendidas.

Continua depois da publicidade

Safra da tainha em SC

A safra da tainha começou em 1° de maio para a pesca artesanal na modalidade arrasto de praia. Já a pesca embarcada de emalhe anilhado, também artesanal, começou em 15 de maio e terminou no dia 4 de junho, após atingir a cota máxima de 586 toneladas. Já a pesca industrial segue ocorrendo, desde 1º de junho.

Até agora, o maior lanço de arrasto de praia em Santa Catarina foi em Bombinhas, no dia 24 de maio. Na ocasião, foram quase 30 mil peixes capturados na Praia do Retiro dos Padres. Em Florianópolis, o maior lanço da temporada até agora é da Praia Brava, no Norte da Ilha, onde foram capturadas mais de 28,8 mil tainhas de uma vez só, de acordo com o Rancho da Família Santos, responsável pela pesca.

Cotas para pesca da tainha 2024

  • Emalhe anilhado – 586 toneladas
  • Cerco/Traineira – 480 toneladas (50 toneladas por embarcação)

Períodos de pesca da tainha 2024

  • Emalhe costeiro superfície até 10 AB – 15 de maio a 15 de outubro
  • Emalhe costeiro superfície acima 10 AB – 15 de maio a 31 de julho
  • Desembarcada ou não motorizada – 1° de maio a 31 de dezembro
  • Emalhe anilhado – 15 de maio a 31 de julho
  • Cerco/traineira – 1° de junho a 31 de julho

Continua depois da publicidade


Leia também

Mais de 780 mil tainhas são pescadas em Santa Catarina, superando safra de 2023

Prefeitura decreta novos horários para bares do Centro Leste de Florianópolis