Bailes, formaturas, carnavais e jantares oficiais: o Clube Doze de Agosto, bem no Centro de Florianópolis, já teve seu salão lotado por foliões animados no calor de fevereiro, e também recebeu personalidades ilustres para jantares oficiais, como o então governador Colombo Salles.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Foram anos desenhando a história de Florianópolis. Em breve, ela ganhará um novo capítulo: a sede do Centro (já que a Associação Clube Doze de Agosto tem outras duas na Capital, em Coqueiros e em Jurerê), hoje alugada pela prefeitura, deve se tornar um Centro de Convivência voltado aos idosos, conforme anúncio do prefeito Topázio Neto nas redes sociais.

Como era Florianópolis antigamente? Fotos mostram expansão no Centro e paisagens intocadas

História

O clube foi fundado em 12 de agosto de 1972 (daí o nome), por 14 jovens. Primeiro, eles se reuniram em um sobrado na antiga Rua Augusta, atual João Pinto. João Augusto Fagundes de Melo, Artur Alvim, Boaventura da Costa Vinhas, João José de Souza Siqueira, Leonel Heleodoro da Luz, João Marques Linhares, Antonio Venâncio da Costa, Raimundo Antonio de Faria, Ildefonso Marques Linhares, João Leopoldino Teixeira Bastos, Diogo de Mendonça Barbalho Picanço, Juvêncio Martins da Costa, Severo Francisco Pereira e Estevão Pinto da Luz começaram ali a história do que seria um dos mais importantes centros de convivência na história da Capital.

Continua depois da publicidade

Com o crescente número de associados, foi preciso expandir o espaço físico, já que o sobrado ficou pequeno. Entre idas e vindas, o clube ficou por 92 anos na Rua João Pinto, até que, em 1940, conseguiram comprar um terreno na Avenida Hercílio Luz, e o terreno ao lado foi doado por Aderbal Ramos da Silva.

Fotos antigas mostram como era a Baía Sul de Florianópolis antes e depois dos aterros

A nova sede começou a ser construída só em 1957, e a construção foi concluída em 1964.

Um pedaço da história

Os bailes de carnaval no Clube Doze faziam sucesso desde o começo. O Trem Azul era o bloco mais famoso, mas haviam outros, como o Bloco dos Acanhados. O Baile Municipal era a maior e mais conhecida festa carnavalesca na região.

Fotos antigas mostram a Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, antes e depois do aterro

Mas não era só em fevereiro que o Doze se enchia. Os bailes de debutantes, conhecidos como Bailes Brancos, eram concorridos. Era lá que a mocidade florianopolitana era apresentada à sociedade.

A história do Brasil também passou pelo Doze. Em 1884, foi fundado no espaço o Clube Abolicionista, onde ocorriam reuniões de jovens que lutavam pela libertação dos escravos.

Continua depois da publicidade

Reforma

Em 2023, o executivo municipal firmou um contrato de cinco anos com a direção do Doze. A prefeitura alugou o espaço por R$ 25 mil mensais, segundo o que foi revelado pelo colunista do NSC Total, Renato Igor.

Fotos antigas mostram o bairro Trindade, em Florianópolis, no século passado

A ideia é que a sede do Centro, que já recebeu bailes e festas, se torne um espaço para idosos, através do projeto Floripa 60+, com atividades educativas, de saúde e de lazer.

Veja fotos antigas e novas do Clube Doze

Leia também

Imagens antigas revelam detalhes da pesca da tainha em Florianópolis na década de 1920

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis no passado

Fotos antigas revelam mudanças em ruas e avenidas de Florianópolis desde o século XX