Oito dos nove candidatos à prefeitura de Florianópolis já concorreram em eleições anteriores e, por isso, é possível comparar a transformação no visual dos políticos ao longo do tempo através das fotos de candidatura. Os dados estão disponíveis no portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também reúne informações de outros pleitos disputados pela pessoa.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Como forma conferir a mudança no visual, o NSC Total comparou as imagens das primeiras eleições de cada candidato que concorre à prefeitura de Florianópolis em 2024. As fotos são a partir de 2004, ano em que o TSE passou a disponibilizar as informações no portal. As imagens passaram a ser coloridas no sistema em 2018. 

O candidato Brunno Dias (PCO) não integra a lista pois disputa pela primeira vez neste ano a um cargo público e, por isso, não têm registros de candidaturas anteriores.

Eleições 2024: guia de candidatos e apuração em tempo real

Continua depois da publicidade

Veja o antes e depois dos candidatos à prefeitura de Florianópolis

Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis

Brunno Dias (PCO)

Brunno Dias tem 38 anos e é candidato a prefeito de Florianópolis. Natural de São Paulo, ele concorre através do partido PCO e não tem a profissão informada. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa é sua primeira eleição.

Carlos Muller (PSTU)

O professor Carlos Muller (PSTU) é um dos candidatos a prefeito de Florianópolis nas Eleições 2024. Carlos tem 61 anos, é professor de História e atua na rede municipal de ensino da Capital. Já presidiu o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sintrasem) e concorreu a prefeito de São José em 2008.

Dário Berger (PSDB)

O ex-senador é candidato a prefeito pelo PSDB. O partido confirmou o nome dele na disputa pela prefeitura em convenção no dia 20 de julho. Ele tem 67 anos, é formado em Administração e já foi prefeito de São José, entre 1997 e 2004, e de Florianópolis, entre 2005 e 2012.

Continua depois da publicidade

Marquito (PSOL)

O deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito, também é candidato a prefeito de Florianópolis. O nome dele foi confirmado pelo partido em convenção no dia 3 de agosto. Marquito é engenheiro agrônomo, foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, chegando a ser o mais votado na eleição de 2020. Em 2022, foi eleito deputado estadual.

Mateus Souza (PMB)

O advogado Mateus Souza também foi confirmado candidato a prefeito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). O partido confirmou a indicação em convenção no fim de julho. Ele tem 28 anos, é assistente administrativo na Celesc e foi candidato a vereador de Palhoça pelo Agir, em 2016.

Pedrão Silvestre (PP)

O administrador público e ex-vereador Pedrão Silvestre é candidato a prefeito pelo PP. O partido confirmou a indicação em convenção no dia 28 de julho. Ele tem 37 anos e foi vereador da Capital por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Também concorreu à prefeitura em 2020, e a deputado estadual, em 2022, ficando como suplente.

Rogério Portanova (Avante)

O advogado Rogério Portanova também foi confirmado candidato a prefeito de Florianópolis, pelo Avante, em convenção no fim de julho. Ele concorreu a prefeito da Capital em 1996 e em 2000, além de disputar os cargos de governador e deputado federal em outras eleições.

Continua depois da publicidade

Topazio Neto (PSD)

O atual prefeito Topazio Neto é candidato à reeleição pelo PSD. A candidatura dele foi confirmada em convenção do partido no fim de julho. Topazio é formado em Administração e fundou uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa de Gean Loureiro, e assumiu a prefeitura após a renúncia dele para concorrer a governador.

Vanderlei Farias, o Lela (PT)

O ex-vereador Vanderlei Farias é o candidato do PT à prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2024. O partido confirmou a escolha em convenção no dia 3 de agosto. Lela tem 46 anos, é formado em Gestão Pública e foi vereador por dois mandatos na Capital, de 2013 a 2020. Atuou também como secretário de Cultura em 2017, na gestão do ex-prefeito Gean Loureiro (União).

Leia mais

O que dizem as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis sobre mobilidade urbana

Quais as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis para a educação básica

Sistema que será usado nas urnas é lacrado a 25 dias das Eleições 2024